[weglot_switcher]

De CR7 a Amorim: Manchester United já gastou mais de 140 milhões em Alvalade

Tudo começou em 2003 com aquele que viria a ser um dos melhores jogadores da história do futebol. Vinte e um anos depois, os “leões” perdem, também para o Manchester United, um dos treinadores mais promissores do futebol europeu.
Cristiano Ronaldo
1 Novembro 2024, 20h03

De Cristiano Ronaldo a Bruno Fernandes, o Manchester United conseguiu sempre ganhar vantagem nos negócios que fez com o Sporting CP, seja na venda dos passes por valores muito superiores ao que pagou aos portugueses ou mesmo na valorização dos futebolistas. Ao todo, os negócios entre Sporting CP e Manchester United renderam quase 130 milhões de euros aos portugueses mas o valor de mercado desses futebolistas mais do que dobrou essa quantia: 265,5 ME.

Aos 130 milhões de euros juntam-se quase 12 milhões de euros. Sporting CP oficializou esta sexta-feira novo negócio com o Manchester United (com a saída de Rúben Amorim para um dos mais poderosos clubes da Europa), o primeiro a envolver um treinador. Assim, importa fazer um balanço do historial dos negócios entre os dois clubes.

A história recente destas transações entre os dois clubes começou com estrondo num quente agosto de 2003, em plena inauguração do Estádio de Alvalade: o jovem talento Cristiano Ronaldo exibiu-se a grande nível e no final, os jogadores do United pediram a Alex Ferguson que considerasse a sua contratação.

Nesse mesmo mês, aquele que viria a sagrar-se um dos melhores futebolistas da história seria transferido por uns modestos 19 milhões de euros, um valor pouco expressivo tendo em conta que Cristiano seria transferido seis anos depois por 94 milhões (para o Real Madrid) e o seu valor de mercado viria a atingir 120 milhões de euros em janeiro de 2018. Para já não falar dos títulos, golos e assistências que viriam a deixar a marca do português nos “red devils”.

Quatro anos depois de Cristiano Ronaldo, o Manchester United veio a Alvalade buscar aquele que era visto pelo clube inglês como o novo CR7. Em julho de 2007, Nani deixou o Sporting CP e rumou a Manchester por 25,5 milhões de euros. Apesar de ter feito boas épocas em Inglaterra, o impacto não foi o esperado mas ainda assim, em junho de 2012, o seu passe chegou a estar avaliado em 36,5 milhões de euros.

Mais recentemente, Marcos Rojo trocou Lisboa por Manchester num negócio avaliado em 20 milhões de euros (em 2014) e seis anos depois, o United convence o Sporting CP a transferir aquele que era o melhor e mais valioso ativo dos “leões” na altura: Bruno Fernandes seria transferido por 65 milhões de euros em janeiro de 2020 e no final do ano, o seu passe seria avaliado em 90 milhões de euros.

Note-se que em quatro anos e meio com Rúben Amorim ao leme, o Sporting CP arrecadou 118,4 milhões de euros em prémios da UEFA e garantiu vendas de passes de futebolistas que atingiram os 363,8 milhões de euros, ao qual se soma o valor do próprio passe do técnico: 10 milhões de euros.

No total, sem contar com outras parcelas que podem ser associadas ao trabalho do técnico, o impacto financeiro de um dos treinadores portugueses mais promissores da atualidade é de 492,3 milhões de euros.

Amorim oficial no United

O treinador Rúben Amorim assinou pelos ingleses do Manchester United até junho de 2027, deixando o comando técnico do Sporting, campeão e líder do campeonato nacional de futebol, informaram hoje os dois clubes.

Na nota do clube inglês é referido ainda que o técnico permanecerá nos ‘leões’ até 11 de novembro, pelo que ficará à frente da equipa portuguesa mais três encontros, dois para a Liga (Estrela da Amadora e Sporting de Braga) e um para a Liga dos Campeões (Manchester City).

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting dá conta da transferência, informando que o Manchester United vai pagar 11 milhões de euros (ME) pelo técnico, além de os ‘leões’ terem “um benefício de 1,658 ME relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação”.

O antigo médio ruma ao mais importante campeonato do mundo aos 39 anos, após apenas sete temporadas como treinador, num percurso iniciado no Casa Pia e com passagem pelo Sporting de Braga, antes de, em 2019/20, chegar aos ‘leões’, a troco dos 10 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Rúben Amorim assinou um contrato válido até junho de 2027 pelos ‘red devils’, que, após nove jornadas, ocupam a 14.ª posição da Premier League, com 11 pontos, a 12 dos rivais e tetracampeões Manchester City, que lideram.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.