Um estudo da Deco Proteste, publicado esta quarta-feira, revela a lista de supermercados que oferecem aos consumidores portugueses os preços mais baixos em todo o país. É no Porto que os consumidores poderão contar com uma poupança maior do final do ano, que poderá chegar aos 228 euros anuais, no caso de uma família que gaste, em média, 150 euros por mês.
O estudo foi feito junto de 483 lojas de todo o país, entre janeiro e abril, com base nas despesas dos portugueses em supermercado, segundo as contas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE). Porto, Faro e Vila Real lideram o ranking de zonas do país onde sai mais barato abastecer o carrinho de compras. Em Faro, um consumidor que gaste, em média, 150 euros por mês pode contar com uma poupança anual de 223 euros, ao passo que em Vila Real, esta pode atingir os 204 euros.
Lisboa aparece na sétima posição, com uma poupança anual de 192 euros para um consumidor que gaste cerca de 150 euros por mês. No caso de compras mensais no valor de 400 euros, no final do ano pode vir a contar com uma poupança total de 511 euros.
É na rede de supermercados Jumbo que, à semelhança do que acontecia em 2016, se encontram os preços mais competitivos na internet. Pelas contas da associação portuguesa de defesa dos direitos dos consumidores seguem-se o Continente e o Intermarché, que empurram o El Corte Inglés e o Froiz para os últimos lugares da tabela.
Tendo em conta que os cabazes que entram em casa de cada família estão longe de ser iguais, a Deco Proteste desenvolveu um comparador online, disponível no website da associação portuguesa dos direitos dos consumidores, onde poderá direcionar a sua pesquisa para os produtos que costuma consumir habitualmente ou as cadeias de supermercados que há no seu distrito.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com