[weglot_switcher]

De von der Leyen a Montenegro: Conheça o rating da semana

Da resposta da União Europeia às tarifas impostas por Donald Trump à remodelação de seis secretários de Estado promovida pelo primeiro-ministro. Conheça o rating do JE desta semana.
PRR
14 Fevereiro 2025, 08h17

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia | A +

Bruxelas anunciou que vai retaliar contra as tarifas aduaneiras dos EUA. Von der Leyen confirma o escalar da guerra
comercial e sinaliza que está pronta para negociar, se for ameaçada, e para retaliar, se for atingida. Fica o aviso a Trump: o bloco europeu está preparado para proteger os seus interesses económicos.

Paula Amorim, chairman da Galp | A –

A Petrogal, detida pela Galp, destronou a farmacêutica Eli Lilly e já lidera o ranking das 10 principais empresas exportadoras em Portugal para os EUA, que subiram 1,5% em 2024 para cerca de 5,3 mil milhões de euros, mantendo-se como o principal destino fora da UE. A empresa presidida por Paula Amorim renova o estatuto de maior exportador português.

Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça | B –

Oito meses após aprovar o pacote de combate à corrupção, e ainda sem propostas de lei à vista, a ministra anuncia novas medidas como o reforço do controlo das autarquias. E ainda novas regras da distribuição dos processos judiciais para combater a morosidade processual. Não são medidas bombásticas. Aguarda–se que sejam a base de uma
reforma que se deseja sólida.

Luís Montenegro, primeiro-ministro | C +

Fez seis mexidas cirúrgicas no elenco governativo, chamando para o lugar de Hernâni Dias um antigo autarca que fez ajustes diretos com a sua antiga sociedade de advogados. O país vê uma mini remodelação que não toca na área de maior desgaste político: a gestão da saúde. É o sinal de indiferença às polémicas, como a greve no INEM, que aumentou a pressão dentro e fora do Executivo para substituir a secretária de Estado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.