[weglot_switcher]

Decisões financeiras conscientes: siga estas cinco dicas da Deco

Deco chama a atenção para a importância de uma boa gestão do orçamento familiar, enquanto ferramenta basilar para esse equilíbrio das finanças pessoais.
22 Maio 2020, 10h00

Promover a Literacia Financeira é impulsionar a tomada de decisões financeiras mais conscientes e esclarecidas dos consumidores.

Esta é sempre a nossa missão, mas em tempos de pandemia provocada pelo Covid-19 esta necessidade é ainda mais evidente. Muitos consumidores estão a reajustar o seu orçamento e a perspetivar que este se manterá reduzido por bastante tempo.

A Deco ambém se adaptou a esta nova realidade. Continuou a prestar informação, aconselhamento e a promover a literacia financeira aos consumidores através de diferentes plataformas digitais, porque a informação é um elemento essencial para conseguir equilibrar a vida financeira.

A gestão do orçamento familiar, enquanto ferramenta basilar para esse equilíbrio das finanças pessoais, o impacto do crédito no orçamento, a organização dos consumos domésticos e a prevenção e informação, como instrumento de promoção de escolhas financeiras acertadas, são conteúdos que o Gabinete de Proteção Financeira da Deco continua a produzir e divulgar.

Consumidores informados são consumidores aptos a realizar escolhas económicas objetivas e adaptadas a sua realidade orçamental. Assim, para ter as suas finanças equilibradas, evitando uma situação de sobre-endividamento, tenha em atenção as regras básicas para uma boa gestão das suas finanças pessoais:

  • Todas as famílias devem elaborar mensalmente o seu orçamento. É uma tarefa fácil e o melhor instrumento de controlo dos rendimentos e das despesas;
  • Recorra ao crédito apenas para antecipar uma compra que lhe seja indispensável e desde que a capacidade financeira do seu agregado o possa suportar. O crédito é uma forma de antecipar rendimentos para efetuar consumos no presente, mas que terá que pagar no futuro;
  • Se decidir recorrer ao crédito, analise a sua situação financeira e avalie se o seu orçamento familiar lhe permite contrair uma dívida. Os encargos mensais com empréstimos não devem ultrapassar os 35% do rendimento mensal disponível;
  • Pesquise, compare e negoceie o seu crédito: Compare a TAE, a TAER ou a TAEG que refletem o custo total do crédito. Quanto mais baixas são estas taxas mais baratos são os créditos;
  • Procure fazer uma pequena poupança. É muito importante que tenha uma poupança (uma reserva) que lhe permita fazer face a algum imprevisto e acautelar o futuro.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos  telefonicamente, para os nºs  213 710 238 /  22 339 19 6 ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. É também possível agendar atendimento via Skype.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.