DECO alerta para substâncias perigosas nos calendários de Natal do El Corte Inglés

A DECO desaconselha o consumo deste tipo de produtos e indica que vai denunciar a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) está a alertar os consumidores para a presença de substâncias potencialmente perigosas nos calendários de Natal vendidos nos supermercados. A DECO desaconselha o consumo deste tipo de produtos e indica que vai denunciar a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Um estudo da DECO realizado no início do mês de novembro, em conjunto com as congéneres Test-Achats (Bélgica), Altroconsumo (Itália) e OCU (Espanha), identificou a presença de hidrocarbonetos de óleos minerais no chocolate de calendários do advento. Estas são substâncias consideradas potencialmente cancerígenas e tendem a acumular-se em vários órgãos, podendo provocar outro tipo de doenças.

A DECO examinou cinco marcas de calendários do advento disponíveis nas principais cadeias de supermercado da região de Lisboa: El Corte Inglés, Favorina (Lidl), Ferbar, Jacquot e Pingo Doce.

A associação de defesa do consumidor conclui que o calendário do advento El Corte Inglés contém hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais e, por precaução, não aconselha o consumo deste chocolate. Além disso, foram encontradas pequenas quantidades de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais nos restantes calendários analisados.

A Europen Food Safety Authority (EFSA, Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) explica que “os hidrocarbonetos de óleos minerais são moléculas que derivam de processos de refinação do petróleo, carvão, gás natural ou biomassa” e sublinha que, no caso dos hidrocarbonetos saturados de óleos minerais, “é atualmente impossível determinar os efeitos para a saúde da sua acumulação”.

 

 

 

Recomendadas

Apoio ao sector do mel reforçado com cerca de 2 milhões de euros

O ministério liderado por Maria do Céu Antunes recorda que o apoio a este setor será integrado no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, a partir de 1 janeiro 2023.

Santander avança com financiamento para renovação do equipamento agrícola

“Com recurso a novos equipamentos, dotados de técnicas de precisão, os agricultores poderão reduzir até 25% as emissões de CO2 e induzir a poupança de custos nos consumíveis das explorações”, explica o banco.

PremiumPoke House expande rede em Portugal, França e Reino Unido

A cadeia de restauração de inspiração havaiana e californiana concluiu com sucesso uma ronda de financiamento de 20 milhões de euros. O grupo luso-italiano pretende abrir 200 novos restaurantes na Europa e atingir uma faturação de 40 milhões este ano.
Comentários