[weglot_switcher]

Deco estuda uma ação coletiva contra os bancos condenados pela AdC

O economista da Deco explica que só depois de receberem estes esclarecimentos é que poderão perceber de que modo é que poderão avançar com uma eventual ação em tribunal, contra os bancos
11 Setembro 2019, 22h53

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – está ainda a estudar uma possível ação coletiva em tribunal contra as instituições bancárias que participaram no cartel de concessão de crédito.

A Defesa do Consumidor alerta no entanto que pode ser difícil os clientes conseguirem uma indemnização, avança a RTP.

A Associação de Consumidores vai pedir informação extra à Autoridade da Concorrência para definir o caminho a seguir, noticiou a TSF.

A Deco diz que vai pedir esclarecimentos à Autoridade da Concorrência sobre a condenação de 14 bancos por terem feito um cartel na concessão de créditos, designadamente no crédito à habitação, crédito ao consumo e crédito às empresas. O objetivo da associação é perceber se valerá a pena avançar e de que forma com uma ação coletiva, em nome dos consumidores, contra os bancos para que os clientes sejam ressarcidos dos prejuízos que tiveram.

Nuno Rico, economista da Deco, explica que, desde o anúncio da multa à banca, na segunda-feira, no valor global de 225 milhões de euros, têm estudado a hipótese de avançar com uma ação coletiva contra os bancos para compensarem os consumidores pelos prejuízos que tiveram.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.