[weglot_switcher]

Deco: Literacia financeira é importante para as famílias

A maioria das famílias em Portugal apresenta dificuldades financeiras e muitas delas têm falta de competências de literacia financeira, aponta a Deco que defende que é “fundamental que todos saibam como poupar, economizar e multiplicar os rendimentos”.
15 Maio 2020, 12h01

Celebra-se hoje, 15 de Maio, o Dia Internacional da Família.  Esta data foi eleita pela Assembleia Geral da ONU em 1993, porém foi celebrada pela primeira vez em 1994.

Com esta efeméride mundial e anual, as Nações Unidas procuram:

• Divulgar a importância da família na sociedade;
• Sublinhar o carácter basilar da família na educação das crianças;
• Elevar o amor, o respeito e a união como elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família;
• Alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias;
• Sensibilizar os cidadãos para os problemas sociais, económicos e demográficos que influenciam a família;
• Sensibilizar a os cidadãos sobre os diferentes tipos de família existentes em todo o mundo.

Em Portugal existem cerca de 4 milhões de famílias que são importantes agentes económicos, dispõem de rendimentos e tomam decisões financeiras. Todavia, a maioria das famílias apresenta dificuldades financeiras e muitas delas têm falta de competências de literacia financeira.

Assim é imprescindível que todos contribuam para o equilíbrio financeiro dos orçamentos domésticos e  que  conversem sobre dinheiro e finanças, que conheçam onde e como se está a  gastar o dinheiro.  É fundamental que todos saibam como poupar, economizar e multiplicar os rendimentos.

Não menos importante é que todos reconheçam que  o dinheiro não cai do céu, é necessário “ganhá-lo”  e isso  custa tempo, trabalho e esforço. Compreender o valor do dinheiro, tendo presente  que se trata de um meio que pode ajudar a realizar sonhos e objetivos, se bem administrado é um passo que a família deve dar em conjunto. Seguir-se-á o uso da melhor ferramenta que as famílias podem dispor para organizar a sua vida financeira: o orçamento familiar. Conseguir elaborar e praticar esse orçamento deve ser um objetivo  e um desafio.

Ao  discutir o tópico dinheiro, a família estará a  contribuir  para a educação financeira de todos os seus elementos, criando-se inclusivamente um bom momento para explicar aos mais novos o valor e  como gerir o dinheiro.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos  telefonicamente, para os nºs  213 710 238 /  22 339 19 6 ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. É também possível agendar atendimento via skype.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.