Deco: Literacia financeira é importante para as famílias

A maioria das famílias em Portugal apresenta dificuldades financeiras e muitas delas têm falta de competências de literacia financeira, aponta a Deco que defende que é “fundamental que todos saibam como poupar, economizar e multiplicar os rendimentos”.

Celebra-se hoje, 15 de Maio, o Dia Internacional da Família.  Esta data foi eleita pela Assembleia Geral da ONU em 1993, porém foi celebrada pela primeira vez em 1994.

Com esta efeméride mundial e anual, as Nações Unidas procuram:

• Divulgar a importância da família na sociedade;
• Sublinhar o carácter basilar da família na educação das crianças;
• Elevar o amor, o respeito e a união como elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família;
• Alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias;
• Sensibilizar os cidadãos para os problemas sociais, económicos e demográficos que influenciam a família;
• Sensibilizar a os cidadãos sobre os diferentes tipos de família existentes em todo o mundo.

Em Portugal existem cerca de 4 milhões de famílias que são importantes agentes económicos, dispõem de rendimentos e tomam decisões financeiras. Todavia, a maioria das famílias apresenta dificuldades financeiras e muitas delas têm falta de competências de literacia financeira.

Assim é imprescindível que todos contribuam para o equilíbrio financeiro dos orçamentos domésticos e  que  conversem sobre dinheiro e finanças, que conheçam onde e como se está a  gastar o dinheiro.  É fundamental que todos saibam como poupar, economizar e multiplicar os rendimentos.

Não menos importante é que todos reconheçam que  o dinheiro não cai do céu, é necessário “ganhá-lo”  e isso  custa tempo, trabalho e esforço. Compreender o valor do dinheiro, tendo presente  que se trata de um meio que pode ajudar a realizar sonhos e objetivos, se bem administrado é um passo que a família deve dar em conjunto. Seguir-se-á o uso da melhor ferramenta que as famílias podem dispor para organizar a sua vida financeira: o orçamento familiar. Conseguir elaborar e praticar esse orçamento deve ser um objetivo  e um desafio.

Ao  discutir o tópico dinheiro, a família estará a  contribuir  para a educação financeira de todos os seus elementos, criando-se inclusivamente um bom momento para explicar aos mais novos o valor e  como gerir o dinheiro.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos  telefonicamente, para os nºs  213 710 238 /  22 339 19 6 ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. É também possível agendar atendimento via skype.

Ler mais
Recomendadas

Penhora do reembolso do IRS: em que situações pode ocorrer?

Sabia que pode ser alvo de uma penhora do reembolso do IRS? Esta pode ocorrer não só por ter dívidas às Finanças, como também em situações de incumprimento a qualquer credor público ou privado. Descubra em que ocasiões pode acontecer este tipo de penhora e o que fazer nestas circunstâncias.

Segurança Social com formulário para empresas que queiram desistir do ‘lay-off’

A desistência pode abranger a totalidade do pedido, ou seja, desde o início, ou aplicar-se apenas a partir de data indicada pela entidade empregadora.

Crédito pessoal com problemas bancários. É possível?

O pedido de um crédito pessoal com problemas bancários pode não ser facilitado pelas instituições financeiras, mas nem sempre é negado aos consumidores. Fique a conhecer como é possível pedir um empréstimo nestas condições e como evitar situações de incumprimento.
Comentários