[weglot_switcher]

Tudo o que deve saber sobre crédito consolidado

Este é um crédito que tem como objetivo a liquidação de outros, ficando o consumidor com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.
31 Julho 2020, 12h00

São muitos os consumidores que nos colocam questões sobre crédito consolidado, nomeadamente se a sua contratação tem vantagens para o seu orçamento pessoal ou familiar.

O que é o crédito consolidado?

Trata-se de um crédito que tem como objetivo a liquidação de outros, ficando o consumidor com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.

À primeira vista, poderá parecer esta a melhor opção para muitos consumidores, contudo nem sempre a consolidação de créditos é efetivamente a opção mais adequada, atendendo à situação financeira individual ou familiar em concreto. É essencial que se realize uma avaliação pormenorizada e precisa da situação.

Cuidados a ter

Esteja atento aos custos associados ao crédito consolidado, pois em regra este tem como desvantagem aumentar o prazo de pequenos créditos (por exemplo créditos para aquisição de eletrodomésticos ou mobiliário, etc.) e, consequentemente o valor que pagará pelo crédito aumenta consideravelmente.

Peça várias simulações

O consumidor que está a ponderar contratar crédito para a liquidação de outros créditos deverá realizar várias simulações em diferentes instituições de crédito e comparar as diferentes condições que apresentadas.

Analisar e comparar a FIN

Ao realizar simulações, o consumidor recebe a FIN (Ficha de informação Normalizada) que contém a informação sobre condições do crédito. É com base nesta informação que poderá tomar uma decisão mais consciente e esclarecida sobre a contratação do crédito.

Quando deve ponderar o recurso ao crédito consolidado

Este poderá ser uma opção válida quando:

·       Permite uma redução substancial da taxa de esforço, através de uma prestação mais reduzida do que as detidas anteriormente, o que consequentemente levará a uma maior liquidez ao orçamento pessoal ou familiar;

·       Permite liquidar créditos com TAEG mais elevadas do que a praticada no crédito consolidado, como cartões de crédito ou facilidades de descoberto em conta ordenado, entre outras,

·       Permite uma melhor gestão da situação creditícia e do orçamento pessoal / familiar atendendo que só possuirá uma única prestação junto de uma única entidade credora.

·       Está em vias de entrar em incumprimento, tendo já tentado renegociar as condições dos créditos sem sucesso.

Conte com o apoio do Gabinete de Proteção Financeira.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos  telefonicamente, para os nºs  213 710 238 /  22 339 19 6 ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. É também possível agendar atendimento via skype. Siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.