[weglot_switcher]

Deco: Pagamento de comissões no MB Way já gerou mais de 18 mil reclamações

A Deco exige limites ao Banco de Portugal e apela para que o valor da cobrança seja limitado numa petição com mais de 18 mil assinaturas.
  • DR
22 Agosto 2019, 12h06

A aplicação de transferência de dinheiro MB Way já recebeu 18377 reclamações na petição da Deco Proteste como resultado da implementação de comissões que podem chegar aos 1,50 euros por transferência.

Segundo os dados oficiais da SIBS, mais de uma em cada quatro transferências realizadas através desta aplicação são de montante inferior a 10 euros, tal significa que o consumidor passa a suportar uma comissão que pode atingir cerca de 15% do valor da transação. Para os utilizadores com uma conta Banco BPI e Millennium BCP a comissão é de 1,20 euros, ou seja, uma simples transferência de 4 euros implica desembolsar 5,20 euros. O ActivoBank cobra 1,50 euros por transferência. Aos utentes do Crédito Agrícola é cobrado uma taxa de 0,25 euros.  Já o Santander Totta aplica uma taxa em apenas algumas transações.

Pela Caixa Geral de Depósitos, fonte oficial afirmou que “a Caixa não está a cobrar comissões de transações em MB Way”, ou seja, está a isentar de taxas este serviço, isto “apesar de já ter há vários meses o valor de 0,20 euros no preçário”. O Novo Banco tem no seu preçário uma cobrança de 15 cêntimos, mas ainda não a pratica, segundo a imprensa.

A Deco exige limites ao Banco de Portugal e apela para que o valor da cobrança seja limitado numa petição com mais de 18 mil assinaturas. No documento, a associação pede uma comissão máxima de 0,2 por cento por transferência MB WAY e  limites claros para os custos em todas as formas de pagamento (cartões ou eletrónicos).

No ano passado, numa conferência no Banco de Portugal, em Lisboa, um responsável do Banco Central Europeu (BCE) criticou este sistema digital de pagamentos e transferências da SIBS por ter sido desenvolvido para servir apenas clientes de bancos portugueses, quando o objetivo atual na União Europeia é criar soluções pan-europeias, segundo o jornal ‘online’ Observador.

No primeiro trimestre deste ano o número de operações realizadas com MB Way ultrapassou 10,3 milhões, tendo triplicado face ao mesmo período de 2018, segundo a SIBS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.