[weglot_switcher]

Defesa Nacional investiga gastos de quase 80 milhões de euros nas viagens dos militares

Auditorias abrangem gastos feitos entre 2015 e 2018. Em causa estão despesas relacionadas com deslocações, dormidas e ajudas de custo no ministério e ramos.
  • António Silva / Lusa
26 Agosto 2019, 10h22

A Inspeção-Geral de Defesa Nacional (IGDN) investigou os gastos que os militares das Forças Armadas e os responsáveis dos Serviços Centrais do Ministério da Defesa fizeram entre 2015 e 2018, tendo as auditorias revelado uma despesa total de 78,5 milhões de euros, noticia o jornal “Correio da Manhã” esta segunda-feira.

Questionado pelo “Correio da Manhã”, o Ministério da Defesa esclareceu que “a IGDN realizou auditorias de análise de risco de carácter pedagógico e preventivo a todos os Serviços Centrais, ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e aos três ramos: Marinha, Exército e Força Aérea”.

Em viagens e alojamentos o total orçamentado foi de 36,2 milhões de euros, enquanto para ajudas de custo foram previstos 42,3 milhões. O Ministério da Defesa garante contudo, que a IGDN não apurou irregularidades nestas despesas, mas que concluiu ser necessário o Ministério da Defesa implementar “medidas de controlo que reduzam os riscos de maior significância, associados ao processo, nomeadamente o risco de responsabilidade civil, criminal e financeira e o risco legal”.

O Ministério da Defesa assegura ainda que “estão em curso medidas de verificação e de correção de procedimentos que evitam a existência dos riscos identificados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.