A 50ª Sessão da Comissão Bilateral Permanente (CBP) EUA-Portugal teve lugar esta terça-feira em Angra do Heroísmo, nos Açores, para discutir a cooperação em prioridades bilaterais fundamentais, “tais como a segurança transatlântica, questões económicas, de educação e de ciência e tecnologia, e para reiterar a amizade de longa data entre as duas nações”.
Comunicado oficial do governo norte-americano refere que a vice-secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Europeus e Euro-Asiáticos, Jacqueline Ramos, chefiou a delegação dos Estados Unidos, acompanhada pela vice-secretária de Estado Adjunta Principal da Defesa para os Assuntos de Segurança Internacional, Tressa Guenov, e pela Embaixadora dos EUA em Portugal, Randi Charno Levine, entre outros. “Durante a CBP, os dois países celebraram a importância estratégica e a relevância histórica dos Açores e do Atlântico para a relação bilateral entre os EUA e Portugal”.
“Os Açores ocupam um lugar especial nos nossos laços diplomáticos, na medida em que albergam o mais antigo Consulado dos EUA em funcionamento contínuo no mundo,” afirmou a secretária adjunta Jacqueline Ramos, citada pelo comunicado. “Faz sentido que a 50ª Comissão tivesse lugar nesta região, que é representativa dos fortes laços entre Portugal e os Estados Unidos.”
As delegações sublinharam a sua determinação em aprofundar os laços económicos bilaterais e os investimentos nos domínios da energia, do clima, da saúde e das transições digitais, bem como em aproveitar as oportunidades de uma economia azul sustentável apoiada na investigação oceânica e nas novas tecnologias. Estes objetivos foram recentemente reforçados pela visita de uma delegação comercial conjunta de empresas de energia, liderada pela Embaixadora Levine, a Washington e Nova Iorque em outubro.
Ao longo da CBP, os dois países destacaram as prioridades partilhadas em matéria de educação, ciência e tecnologia. O grupo também visitou o TERINOV e concordou em continuar a analisar oportunidades para promover a cooperação e a investigação científicas conjuntas.
A CBP elogiou a estreita colaboração entre as forças armadas dos EUA e de Portugal, que permite a realização de missões de busca e salvamento a partir da Base das Lajes. Desde a sua criação em 1978, a Esquadra 751 de Portugal salvou mais de 4300 vidas e registou mais de 64.000 horas de voo. No início deste ano, as forças armadas dos EUA levaram a cabo um raro e histórico exercício com o bombardeiro B-2 Spirit na Base das Lajes.
A CBP registou o investimento, do Departamento de Defesa dos EUA, de mais de 23 milhões de dólares em infraestruturas e serviços da Base das Lajes durante o ano fiscal de 2023, a maior despesa desde 2006. Estes investimentos apoiam a economia local e demonstram o compromisso de longa data do Departamento de Defesa norte-americano com os Açores, com a relação bilateral entre os EUA e Portugal na área da defesa, e com a segurança transatlântica.
“Acredito verdadeiramente que são as nossas comunidades partilhadas que constituem a parte mais forte e duradoura da nossa relação bilateral – ligações familiares em ambos os lados do Atlântico desde há várias gerações que moldaram ambos os nossos países e os aproximaram ano após ano”, afirmou a Embaixadora Levine depois das reuniões.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com