[weglot_switcher]

Deloitte vai quase duplicar soluções na “App Store fiscal”

Os programadores da consultora irão, até ao final do ano, desenvolver mais aplicações móveis para automatizar os processos fiscais das empresas.
22 Fevereiro 2020, 13h00

A Deloitte Portugal tem uma equipa de programadores em ‘casa’ a trabalhar em soluções tecnológicas para a área fiscal e prevê quase duplicar o número de aplicações móveis disponíveis até ao final de 2020. Para automatizar os processos financeiros das empresas, a consultora criou uma série de nove apps, 100% desenvolvidas no país, que estão numa espécie de loja online – Hitax Hub – como se de uma App Store ou Play Store se tratasse. “Sentimos necessidade de prestar serviço ao mercado de forma diferente, o que já não se compagina com homens-horas e com pessoas a executar tarefas”, disse Luís Leon, partner de Tax, ao Jornal Económico (JE). “Aquilo que havia não era suficientemente atrativo para o mercado”, sublinhou Hervé Silva, partner de Consulting Technology, que completa a dupla de rostos por trás deste projeto composto por mais 29 pessoas.

Os clientes podem subscrever o serviço, à moda Netflix das Finanças, mas há um senão: ainda precisam de recorrer aos consultores para o implementar e não podem pagar automaticamente pela internet. “Criámos uma App Store para a realidade fiscal portuguesa. Temos um portal único, de acesso às apps. O conceito é ter ‘n’ apps modelares”, explica Hervé Silva, esclarecendo que cada aplicação responde a uma necessidade específica e funciona per se. A tecnologia é plug and play (utilizar e utilizar) e, mesmo nas demonstrações iniciais, é possível utilizar os dados dos clientes. “Não há aqui aquela lógica habitual de compra de infraestrutura, software, serviços de implementação”, garante ao JE o líder desta equipa de engenheiros informáticos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.