A dona da marca Pyrex avançou com um pedido de insolvência nos Estados Unidos, de forma a proteger-se contra os credores. Segundo a “BBC”, a marca Instant Brands culpa as elevadas taxas de juro e a falta de procura por parte dos consumidores pelas contas no ‘vermelho’ que levaram à insustentabilidade do negócio.
A empresa fundada em 2009 e detida atualmente pelo fundo de investimento Cornell Capital LLC, possui um passivo no valor de mil milhões de dólares (930 milhões de euros). A Instant Brands, que também possui a Instant Pot, conta com mais de 2.400 trabalhadores, que deverão ir para o desemprego após a insolvência da empresa.
O processo de insolvência deu entrada num tribunal do estado norte-americano de Houston na passada segunda-feira.
Apesar de ter avançado com o processo de insolvência, a empresa pretende continuar as operações, salvaguardando os postos de trabalho, enquanto planeia o processo de reestruturação.
A empresa sustenta que o processo de insolvência e reestruturação só vai avançar nos Estados Unidos e no Canadá. Assim, isto significa que este não é o fim da famosa marca centenária das travessas de vidro, pelo menos na Europa.
A empresa lucrou fortemente com a pandemia. Com as pessoas em casa e a dedicarem-se à culinária por estarem ‘presas’ em casa, a Instant Pot e a Pyrex tornaram-se os melhores aliados e viram as suas vendas crescer significativamente.
No entanto, com o fim da pandemia e guerra na Ucrânia, o presidente da Instant Brands, Ben Gadbois, admite que o “o aperto das condições de crédito e taxas de juro mais altas impactos os nossos níveis de liquidez e tornou a nossa estrutura de capital insustentável”.
De acordo com a “BBC”, Adam Hollderbach foi nomeado como diretor para a reestruturação da empresa. Os credores existentes vão voltar a financiar a empresa ao investir 132,5 milhões de dólares (122,6 milhões de euros).
Na semana passada, a S&P Global reduziu a classificação da Instant Brands depois da empresa ter visto as vendas líquidas caírem 22% no primeiro trimestre deste ano quando em comparação com o mesmo trimestre de 2022.
Esta é a segunda marca icónica a sucumbir este ano. Já em abril deste ano, a Tupperware anunciou que poderia avançar com um processo de insolvência após uma quebra significativa nas vendas dos últimos anos. Com 77 anos de existência, a Tupperware pediu novos financiamentos para conseguir sobreviver à mudança dos tempos.
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