Deputados da comissão de Ambiente aprovam vinda de Greta a Portugal

“Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura”, disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.

Os deputados da comissão parlamentar de Ambiente aprovaram esta terça-feira, por unanimidade, a proposta para a vinda da ativista sueca Greta Thunberg a Portugal. A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE) e mereceu a aprovação dos deputados.

“Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura”, disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.

De acordo com o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, considerou-se agora ser “mais possível” a vinda de Greta a Portugal, tendo em conta que a ativista vai participar, em dezembro, numa conferência da ONU sobre as alterações climáticas em Madrid, Espanha.

“A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens”, acrescentou.

Esta proposta segue agora para deliberação pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e só após esta decisão é que será endereçado um convite à jovem sueca e agendada uma data.

Em setembro de 2018, Greta Thunberg iniciou uma greve escolar em frente ao parlamento sueco para exigir medidas contra as alterações climáticas, que inspiraram um movimento global e levaram-na a ser recebida pelos líderes mundiais e a participar de conferências de alto nível.

Ler mais
Relacionadas

Itália: Greta Thunberg radicalmente contestada

O boneco com tranças imitando as da jovem sueca foi enforcado numa ponte junto à cidade de Roma. O grupo ‘The Awake’ ativo nas redes sociais, reivindica o ato.

Putin: “Ninguém explicou à Greta Thunberg que o mundo moderno é complexo e diferente”

“Posso desapontá-los, mas não partilho o entusiasmo geral em relação ao discurso de Greta Thunberg”, disse o presidente russo, reagindo ao discurso emotivo da ativista ambiental.

Greta Thunberg está perplexa com os adultos que a atacam

A jovem ativista escreveu que os atacantes “parece que atravessam todas as marcas para desviarem as atenções, uma vez que estão desesperados em impedir que se fale da crise climática e ecológica”.

Filho de Bolsonaro ataca Greta Thunberg e publica imagem manipulada da jovem ativista

Eduardo Bolsonaro juntou-se a Trump nas criticas à ativista sueca de 16 anos e publicou uma imagem manipulada da jovem na rede social Twitter, ao mesmo tempo que a acusava de ser financiada por George Soros.
Recomendadas

Passes, energia renovável e eficiência. Os truques de Medina para combater as alterações climáticas

“Olhando para os dados, os últimos anos foram os mais quentes de que há registo”, afirmando que esta é uma das realidades mais visíveis no nosso país, que tem enfrentado secas extremas, incêndios e cheias.

Sociedade Ponto Verde explica economia circular às empresas

Este evento vai explicar como implementar os conceitos ‘reduzir’, ‘reutilizar’, ‘recuperar’ e ‘reciclar’ na gestão diária das organizações,

Alterações climáticas: Lisboa ameaçada por cheias, seca, subida do nível do mar e calor excessivo

“A erosão continua, o calor excessivo aumenta, a seca meteorológica vai aumentar na zona de Setúbal e as cheias vão atacar o Tejo”, especialmente na região em que o Governo está a planear construir o aeroporto do Montijo, alerta especialista.
Comentários