Deputados da comissão de Ambiente aprovam vinda de Greta a Portugal

“Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura”, disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.

Os deputados da comissão parlamentar de Ambiente aprovaram esta terça-feira, por unanimidade, a proposta para a vinda da ativista sueca Greta Thunberg a Portugal. A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE) e mereceu a aprovação dos deputados.

“Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura”, disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.

De acordo com o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, considerou-se agora ser “mais possível” a vinda de Greta a Portugal, tendo em conta que a ativista vai participar, em dezembro, numa conferência da ONU sobre as alterações climáticas em Madrid, Espanha.

“A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens”, acrescentou.

Esta proposta segue agora para deliberação pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e só após esta decisão é que será endereçado um convite à jovem sueca e agendada uma data.

Em setembro de 2018, Greta Thunberg iniciou uma greve escolar em frente ao parlamento sueco para exigir medidas contra as alterações climáticas, que inspiraram um movimento global e levaram-na a ser recebida pelos líderes mundiais e a participar de conferências de alto nível.

Ler mais
Relacionadas

Itália: Greta Thunberg radicalmente contestada

O boneco com tranças imitando as da jovem sueca foi enforcado numa ponte junto à cidade de Roma. O grupo ‘The Awake’ ativo nas redes sociais, reivindica o ato.

Putin: “Ninguém explicou à Greta Thunberg que o mundo moderno é complexo e diferente”

“Posso desapontá-los, mas não partilho o entusiasmo geral em relação ao discurso de Greta Thunberg”, disse o presidente russo, reagindo ao discurso emotivo da ativista ambiental.

Greta Thunberg está perplexa com os adultos que a atacam

A jovem ativista escreveu que os atacantes “parece que atravessam todas as marcas para desviarem as atenções, uma vez que estão desesperados em impedir que se fale da crise climática e ecológica”.

Filho de Bolsonaro ataca Greta Thunberg e publica imagem manipulada da jovem ativista

Eduardo Bolsonaro juntou-se a Trump nas criticas à ativista sueca de 16 anos e publicou uma imagem manipulada da jovem na rede social Twitter, ao mesmo tempo que a acusava de ser financiada por George Soros.
Recomendadas

Comissão Europeia: “Portugal compreendeu que tem boas condições para energias renováveis”

Segundo a proposta de Bruxelas, estão previstos 79 milhões de euros para Portugal, o equivalente a 1,05% do total de 7,5 mil milhões.

Chuva forte continua até sábado. Temperaturas descem a partir de domingo

Os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa, também estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros até às 21:00 desta quinta-feira.

Ascenso Simões votará contra se Orçamento do Estado incluir taxa a empresas de celulose proposta pelo Bloco de Esquerda

Deputado socialista reage a declarações do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, que desafiou o Bloco de Esquerda a apresentar uma medida que admite ter sido “esquecida” por si enquanto novo responsável pela tutela das florestas. Algo que esse partido já fez, entregando uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado para 2020.
Comentários