[weglot_switcher]

Desafios no ambiente operacional em Espanha e Portugal levam DBRS a atribuir ‘outlook’ negativo ao Bankinter

A DBRS espera que a qualidade dos ativos e o custo do risco sejam impactados negativamente, especialmente quando expirarem as moratórias e as restantes medidas de apoio promovidas pelo Governo.
18 Junho 2021, 12h02

DBRS Morningstar manteve o rating do Bankinter em ‘A (low)’ com perspetiva ‘negativa’ numa nota divulgada esta semana. A perspetiva negativa reflete a visão do DBRS de que o impacto da pandemia do coronavírus continua a colocar desafios ao ambiente operacional quer em Espanha, quer em Portugal, principais mercados em que o banco opera.

Nesse sentido, a DBRS espera que a qualidade dos ativos e o custo do risco sejam impactados negativamente, especialmente quando expirarem as moratórias e as restantes medidas de apoio promovidas pelo Governo.

A empresa de classificação acredita que a exposição do Bankinter às PMEs sugere que pode ser potencialmente mais afetado negativamente pelo ambiente operacional. Além disso, indica que as receitas serão afetadas pela recente entrada em bolsa da seguradora Línea Directa que tem sido uma importante fonte de receitas nos últimos anos. Esta operação de venda parcial em bolsa foi concluída em abril de 2021.

A confirmação dos ratings do Bankinter em A (low) “reflete sua sólida rentabilidade core com um ROAE (Return On Average Equity) de cerca de 6,6% em 2020, apesar do COVID-19. Além disso, a DBRS Morningstar reconhece a qualidade atual dos ativos do Bankinter como sólida e notavelmente melhor do que seus pares domésticos”.

“A DBRS Ratings GmbH (DBRS Morningstar) confirmou os ratings do Bankinter, incluindo o Rating de Emissor de Longo Prazo de A (low) e o Rating de Emissor de Curto Prazo de R-1 (low). A tendência em todos os ratings de longo prazo permanece Negativa, enquanto a tendência nos ratings de curto prazo do Banco permanece Estável. A DBRS Morningstar também manteve a Avaliação Intrínseca (IA) do Banco em A (low) e a Avaliação de Suporte em SA3”, refere a agência canadiana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.