[weglot_switcher]

Desconto nas ex-Scut levam Infraestruturas de Portugal a perder 85 milhões de euros

Embora se tenha verificado um crescimento na procura de tráfego em 2022 em relação a 2019, “verifica-se menos 13% na receita, em resultado da redução do preço das portagens nas portagens ex-scut”. 
5 Maio 2023, 08h37

Os condutores que moram no interior do país têm um desconto de 50% nas taxas de portagem nas autoestradas ex-scut, e esta redução fez com que a Infraestruturas de Portugal (IP) perdesse 85 milhões de euros em 2022, revela o “Jornal de Notícias”.

O relatório e contas da IP dá conta que, embora se tenha verificado um crescimento na procura de tráfego em relação a 2019, “verifica-se menos 13% na receita, em resultado da redução do preço das portagens nas portagens ex-scut”.

No entanto, estes descontos e queda de receita em termos homólogos à época pré-Covid não impediram a empresa de aumentar as receitas no seu todo.

No total do ano, a receita com portagens subiu 8,1%, para 364,2 milhões de euros, “mais 76 milhões (26%) do que o previsto em orçamento”. “Este cenário de retoma resulta da aceleração do abandono de medidas de restrição à mobilidade implementadas em fase de pandemia” que ainda foram sentidas ligeiramente no primeiro trimestre de 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.