[weglot_switcher]

Desde 2001 caíram mais 40% de inspetores no setor da educação

Lançamento de concurso prometido há vários anos para a entrada de 30 novos inspetores apontado pelo Governo para setembro ou outubro.
20 Agosto 2018, 09h14

O número de inspetores registados na Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) eram menos de 125, do que em 2001, o que representa uma queda de 41,1% segundo revela o jornal “Público” na sua edição de segunda-feira. Em 2001, existiam 304 inspetores em funções de um total de 442 trabalhadores.

O inspetor-geral do Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino (SIEE), Luís Capela referiu em abril deste ano no “Relatório de Atividades e Autoavaliação”, que “num futuro próximo pode “não ser mais possível garantir um modelo inspetivo de intervenção, junto das instituições, tal como o país exige”.

Um dos factos para esta afirmação passa pela média de idades dos inspetores que está acima dos 55 anos. Em março, 40 tinham entre 60 e 64 anos e 12 entre 65 e 69, sendo por isso urgente recrutar os 30 novos inspetores, assume a IGEC.

Este concurso para a entrada dos novos inspetores está previsto há vários anos, mas segundo o Ministério da Educação revela ao “Público”, deverá ser lançado em setembro ou outubro, não justificando os motivos deste atraso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.