Desemprego registado pelo IEFP recua em dezembro

O número de desempregados registados em dezembro pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) atingiu 482,5 mil indivíduos, o que representa uma diminuição de 13,1% face ao mês homólogo de 2015.

Hugo Correia/Reuters

É maior quebra do ano passado, com uma diminuição de 72,611 mil pessoas desempregadas face a dezembro do ano anterior.

Os dados divulgados hoje pelo IEFP mostram a descida do desemprego nos homens (-14,9%) e nas mulheres (-11,4%), nos jovens (-20,1%) e nos adultos (-12,1%).  O recuo do desemprego “fez-se sentir em todos os níveis de instrução”, refere a nota mensal do organismo.

Os decréscimos percentuais mais elevados verificaram-se no 1º e 3º ciclos do ensino básico com quedas homólogas de 14,7% e 15%, respectivamente.

Face ao mês anterior, o número de desempregados inscritos no IEFP em dezembro diminuiu 0,8%. Desde 1989 que não se verificava uma diminuição mensal consecutiva em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Recomendadas

Agricultura de precisão é o caminho de futuro

Sensores de rega gota a gota, utilização de GPS, crescente informatização dos processos produtivos e de logística são as tendências do setor da agricultura em Portugal. Conheça os desafios e os projetos.

Goldman Sachs prevê contração da economia norte-americana em 4,6% este ano

Os economistas do banco reviram em baixa as estimativas para a evolução do PIB dos Estados Unidos. No entanto, melhoraram as previsões para a taxa de desemprego.

CFP afasta cenário de recuperação económica rápida

Em entrevista à ‘Antena 1’ e ‘Jornal de Negócios’, Nazaré da Costa Cabral voltou ainda a falar sobre o Orçamento Suplementar:“Há aqui uma perspetiva de subestimação da queda do produto e de certas das suas componentes que podem comprometer a cobrança de receita fiscal”.
Comentários