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Dez autocarros portugueses descarbonizam capital espanhola

O Caetano H2.City Gold vai operar na rota 145 entre o bairro do Retiro, no centro, e o Ensache de Vallecas, a sul da capital. “Espanha é um mercado chave para a CaetanoBus”, destaca responsável que já aponta para próximo mercado europeu a explorar.
23 Dezembro 2024, 15h06

A CaetanoBus entregou na capital espanhola os dez primeiros autocarros elétricos movidos a hidrogénio verde ao operador de transportes públicos EMT Madrid. A companhia madrilena pretende ter toda a frota descarbonizada até 2030.

O Caetano H2.City Gold vai operar na rota 145 entre a estação de Conde de Casal (no bairro do Retiro, centro da cidade, onde está situado o Parque do Retiro) e o Ensache de Vallecas (no sudeste da capital).

Os autocarros serão abastecidos na “primeira infraestrutura pública de hidrogénio verde numa capital europeia, capaz de abastecer cada autocarro em menos de 15 minutos com hidrogénio verde produzido no local através de um eletrólito PEN capaz de produzir 18 kg/h”, anunciou hoje a empresa sediada em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Os autocarros vão permitir uma operação contínua de 20 horas por dia.

A CaetanoBus já vendeu mais de 200 unidades a hidrogénio na Europa, principalmente Alemanha, Espanha, França, Portugal e Itália. O próximo mercado é a Áustria.

Realça a CaetanoBus que “estas primeiras 10 unidades representam também uma forte aposta e investimento na diversificação de tecnologias de emissões nulas e uma solução complementar ao investimento anterior em autocarros elétricos a bateria. Apesar das questões relacionadas com a tecnologia do hidrogénio, os autocarros a hidrogénio continuarão a desempenhar um papel importante em viagens mais longas e como alternativa aos autocarros puramente elétricos a bateria. O Caetano H2.City Gold operará na rota 145”.

“Espanha é um mercado chave para a CaetanoBus, e estamos muito satisfeitos por entregar mais 10 unidades do nosso H2.City Gold a um operador de transporte público tão estratégico e importante como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e é crucial para grandes operadores europeus como a EMT Madrid combater as alterações climáticas e cumprir as metas estabelecidas pela Comissão Europeia”, disse em comunicado Nuno Lago de Carvalho da CaetanoBus.

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