A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta terça-feira que existem dois novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal. Os doentes, ambos do sexo masculino e residentes na Grande Lisboa, foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral.
“São dois casos diferentes, com origens e histórias diferentes. O primeiro caso (…) é um homem de 44 anos que apresenta os dois critérios para ser validado”, afirmou a diretora geral de Saúde, em conferência de imprensa. “O segundo era um contacto de outros casos fora do país. Esteve com cidadãos doentes fora do nosso país e foi através de um esquema de vigilância que foi detetado o início de sintomas”, esclareceu.
Graça Freitas adiantou aos jornalistas que as duas suspeitas foram descobertas nas últimas duas horas e que processo passa agora pelo internamento, avaliação do estado clínico e análises (realizadas pelo Instituto Ricardo Jorge). No entanto, os dois cidadãos portugueses encontram-se “estáveis”.
Ao final desta tarde, a DGS havia tornado pública a existência de um terceiro caso suspeito do novo vírus em Portugal, mas acabou por revelar que, afinal, existe mais um doente que apresenta sintomas.
Por sua vez, o Governo reafirmou à imprensa que os 20 cidadãos que foram repatriados da China devido a este novo surto (18 portugueses e dois brasileiros) não estão doentes. “Estão bem, tranquilos, assintomáticos e bem dispostos”, referiu o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sobre os cidadãos estão no Hospital Pulido Valente (Centro Hospitalar de Lisboa Norte) e no Parque da Saúde de Lisboa em isolamento profilático.
“Portugal não tem, nesta fase, nenhum caso de infeção. Foram hoje validados dois casos suspeitos para investigação, portanto, a situação pode alterar-se. O Ministério da Saúde continua a contar com o conhecimento e envolvimento de toda a rede de instituições e profissionais do Serviço Nacional de Saúde para garantir a resposta adequada à evolução que venha a verificar-se” – secretário de Estado da Saúde
O Ministério da Saúde reuniu-se hoje com especialistas do Conselho Nacional de Saúde. “Este encontro de peritos foi muito positivo e importante”, referiu o mesmo governante, sem detalhar.
Saiba mais sobre o Novo Coronavirus 2019-(nCoV)https://t.co/npqhEwPNnz
— DGS (@DGSaude) February 4, 2020
Notícia atualizada às 19h53
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com