DGS confirma dois casos suspeitos de coronavírus em Portugal

Os dois doentes, residentes na Grande Lisboa, foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral. Ambos são homens na ‘casa’ dos 40 anos.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta terça-feira que existem dois novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal. Os doentes, ambos do sexo masculino e residentes na Grande Lisboa, foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral.

“São dois casos diferentes, com origens e histórias diferentes. O primeiro caso (…) é um homem de 44 anos que apresenta os dois critérios para ser validado”, afirmou a diretora geral de Saúde, em conferência de imprensa. “O segundo era um contacto de outros casos fora do país. Esteve com cidadãos doentes fora do nosso país e foi através de um esquema de vigilância que foi detetado o início de sintomas”, esclareceu.

Graça Freitas adiantou aos jornalistas que as duas suspeitas foram descobertas nas últimas duas horas e que processo passa agora pelo internamento, avaliação do estado clínico e análises (realizadas pelo Instituto Ricardo Jorge). No entanto, os dois cidadãos portugueses encontram-se “estáveis”.

Ao final desta tarde, a DGS havia tornado pública a existência de um terceiro caso suspeito do novo vírus em Portugal, mas acabou por revelar que, afinal, existe mais um doente que apresenta sintomas.

Por sua vez, o Governo reafirmou à imprensa que os 20 cidadãos que foram repatriados da China devido a este novo surto (18 portugueses e dois brasileiros) não estão doentes. “Estão bem, tranquilos, assintomáticos e bem dispostos”, referiu o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sobre os cidadãos estão no Hospital Pulido Valente (Centro Hospitalar de Lisboa Norte) e no Parque da Saúde de Lisboa em isolamento profilático.

“Portugal não tem, nesta fase, nenhum caso de infeção. Foram hoje validados dois casos suspeitos para investigação, portanto, a situação pode alterar-se. O Ministério da Saúde continua a contar com o conhecimento e envolvimento de toda a rede de instituições e profissionais do Serviço Nacional de Saúde para garantir a resposta adequada à evolução que venha a verificar-se” – secretário de Estado da Saúde

O Ministério da Saúde reuniu-se hoje com especialistas do Conselho Nacional de Saúde. “Este encontro de peritos foi muito positivo e importante”, referiu o mesmo governante, sem detalhar.

 Notícia atualizada às 19h53

Ler mais
Recomendadas

Covid-19: Profissionais de saúde começam domingo a receber segunda dose da vacina

Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar a receber domingo a segunda dose do fármaco da BioNTech/Pfizer, anunciou hoje o ministério da Saúde.

Covid-19: Índia anuncia mais 175 mortes e 15 mil casos no dia em que arranca vacinação

A Índia registou 175 mortes por covid-19 e 15.158 casos nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades indianas, no mesmo dia em que começou a campanha de vacinação naquele país, o segundo mais populoso do mundo.

Atraso nas vacinas? Pfizer garante entrega das doses do primeiro trimestre, diz presidente da Comissão Europeia

O CEO da farmacêutica, Albert Bourla, assegurou a Ursula von der Leyen que tem consciência do número de doses para entregar à União Europeia nos três primeiros meses desde ano e irá cumprir.
Comentários