[weglot_switcher]

DGS termina com limites de lotação nos estádios de futebol

Bancadas vão poder voltar a estar totalmente cheias, mas adeptos vão ter de continuar a apresentar o certificado digital, bem como o uso obrigatório de máscara.
Reuters / Matthew Childs
30 Setembro 2021, 09h35

Os estádios de futebol vão voltar poder a ter lotação máxima. A informação é avançada pela Direção-Geral de Saúde (DGS) num parecer técnico sobre as medidas e orientações a adotar pelo público, assinado pela diretora Graça Freitas esta quinta-feira, 30 de setembro.

Desta forma, os adeptos podem novamente encher as bancadas por completo. “A ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto”, pode ler-se no documento. No entanto, existem algumas medidas que vão continuar a ser obrigatórias, como a apresentação do certificado digital e o uso de máscara.

Entre outras orientações a DGS indica que “o horário de entrada para o evento deve ser alargado, de forma a evitar aglomerados de pessoas e filas de espera extensas, reduzindo e fracionando a afluência de espetadores até ao inicio do espetáculo”, recomendando também que “as entradas e saídas tenham circuitos próprios, reduzindo o contacto e o cruzamento entre pessoas”.

O organismo deixa também a recomendação para que durante o intervalo dos jogos a circulação do público seja reduzida. Ainda sobre o uso de máscara, indica a DGS que o organizador do evento “deve garantir a existência de contentores adequados e em número suficiente para o depósito de máscaras usadas.”

Recorde-se que o campeonato de futebol em Portugal arrancou com uma limitação de 33% da lotação nos estádios, tendo passado a 50% no dia 26 de agosto devido à evolução positiva da pandemia, bem como do processo de vacinação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.