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DHL testa distribuição de encomendas em bicicleta

A DHL Express está a introduzir um novo conceito de ‘City Hub’ que permitirá uma maior utilização de bicicletas de carga para entregas nas cidades.
7 Março 2017, 16h46

Segundo a empresa de correio expresso, o ‘City Hub’ é um reboque feito à medida que pode transportar até quatro contentores para o ‘Cubicycle’ da DHL, uma bicicleta com um atrelado personalizado, que transporta até 125 kg de carga (um metro cúbico em volume).

“Uma carrinha da DHL entrega o reboque no centro da cidade, a partir do qual os contentores podem ser transferidos rapidamente para dois Cubicyles para entregas em pontos de difícil acesso, no centro da cidade. Esta solução reduz significativamente as emissões, minimizando a distância e o tempo despendido na estrada por veículos de distribuição habituais. Cada ‘City Hub’ pode substituir até dois veículos de distribuição, diminuindo o nível de CO2 equivalente em mais de dezasseis toneladas por ano e reduzindo significativamente outras emissões”, destaca a DHL, em comunicado.

A DHL lançou dois projetos-piloto deste conceito ‘City Hub’ – em Frankfurt, a quinta maior cidade da Alemanha -, e em Utreque, na Holanda.

“A DHL Express já substituiu até 60% das rotas de veículos em cidades de alguns países europeus com bicicletas de carga e esperamos que o ‘City Hub’ e o ‘Cubicycle’ nos ajudem a acelerar essa abordagem noutros mercados nos próximos três a cinco anos”, afirmou John Pearson, CEO da DHL Express Europa.

“As bicicletas oferecem uma série de vantagens em operações de entrega expresso: podem contornar o congestionamento do tráfego e fazer até duas vezes mais paragens por hora do que um veículo de distribuição habitual. O custo total de propriedade ao longo da sua vida é inferior a metade de uma carrinha. Crucialmente, as bicicletas de carga produzem zero emissões, o que reforça o nosso programa em curso para minimizar a nossa pegada ambiental, e apoia os esforços dos governos das cidades na promoção da vida urbana sustentável”.

“Graças ao uso de contentores normalizados, que correspondem às dimensões de uma palete de expedição ‘standard’ e podem ser transferidos mais fácil e rapidamente entre os diferentes modos de transporte da rede DHL Express, o conceito ‘City Hub’ trará velocidade e credibilidade adicionais às operações de entrega de documentos e pequenas embalagens”, assegura a DHL.

Por seu turno, o ‘Cubicycle’, “que foi desenvolvido nos Países Baixos e introduzido na rede DHL em 2015, possui uma série de características que o tornam ideal para operações de entrega expresso: o assento reclinável para o estafeta permite maior conforto, segurança e velocidade. Possui suporte de pedal elétrico para velocidade adicional, suporte para escalada em colinas, e é fácil de manusear”.

A empresa garante ainda que “os contentores removíveis são seguros e impermeáveis, e oferecem uma grande capacidade, sem prejudicar a visão de outros ciclistas”, podendo “ser equipados com transmissores GPS ou de Internet, para facilitar o acompanhamento dos envios em tempo real e para garantir que estes podem ser monitorizados para fins de segurança”, além de serem “autoalimentadas através da utilização de painéis solares”.

Até à data, a DHL Express introduziu bicicletas em mais de 80 cidades em 13 países europeus, incluindo 14 ‘Cubicycles’ em sete cidades, percorrendo os estafetas, em média, 50 quilómetros por dia.

Recode-se que esta inciativa se insere no âmbito do programa de proteção ambiental do Grupo Deutsche Post DHL, ‘GoGreen’, que tem como objetivo minimizar o impacto dos negócios do grupo no meio ambiente, com destaque para a otimização da eficiência de carbono de todas as operações.

“Por esta razão, o grupo estabeleceu um ambicioso objetivo de proteção ambiental: melhorar a sua eficiência em carbono na ordem dos 30% (contra uma base de referência de 2007) até 2020. O Grupo Deutsche Post DHL já melhorou até 25% a sua eficiência em termos de carbono”, conclui o referido comunicado da SDHL.

A DHL reclama a liderança global de mercado na indústria da logística, detendo 340 mil membros e estando presente em mais de 220 países e territórios em todo o mundo. A empresa está integrada no Grupo Deutsche Post DHL, que gerou receitas superiores a 59 mil milhões de euros em 2015.

A DHL Express Portugal tem como atividade o transporte expresso internacional de encomendas e documentos, servindo as principais áreas de negócio do país através de oito centros de distribuição.

Em Portugal a DHL gere um equipa de cerca de 420 pessoas e uma frota composta por 150 veículos operacionais, além de dois aviões, que garantem diariamente as ligações de Portugal com os grandes centros operacionais da empresa em todo o Mundo.

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