[weglot_switcher]

Dia do Consumidor: Na hora de comprar, este guia pode ser muito útil

Guia elaborado pela Escolha do Consumidor reúne as principais preferências dos portugueses em cerca de 15 categorias, que vão desde os serviços de saúde e financeiros até aos serviços automóveis e de telecomunicações.
15 Março 2019, 09h00

O Dia do Consumidor celebra-se esta sexta-feira e, a propósito, foi disponibilizado o Guia Prático da Escolha do Consumidor 2019. Realizado pela marca Escolha de Consumidor, o estudo analisa mais de 300 mil testes feitos a consumidores e conclui que, na hora da compra, as preferências dos portugueses passam pela qualidade, a clareza de informação, o apoio ao cliente e a segurança.

“O primeiro fator que se destaca, é a crescente importância dada à qualidade, entendida a uma série de subníveis que derivam da mesma e que podem ir do sabor ou dos ingredientes num produto alimentar à durabilidade ou característica de uma peça de roupa”, revela a Escolha do Consumidor, em comunicado enviado ao Jornal Económico.

“Um outro fator em destaque é o da exigência de clareza da informação. Confrontado com uma série de acontecimentos de cariz duvidoso e farto de conversa técnica, o consumidor quer informação descodificada, legível e que lhe mostre a veracidade da promessa, do produto, serviço ou da marca”, pode ler-se no mesmo documento.

Relevante é ainda o apoio ao cliente, que se manifesta durante o processo de concretização da decisão de compra, “através do atendimento disponível e conhecedor, de preferência simpático e conhecedor do produto ou serviço”, mas igualmente no processo pós-venda.

Por último, mas não menos importante, encontra-se a segurança: “Se no passado esta segurança era muito mais associada às condições geopolíticas dos últimos anos, este ano surge muito mais associada à privacidade da informação, em particular nas áreas financeiras”, sublinha a Escolha do Consumidor.

O objetivo deste guia é fornecer aos consumidores a experiência de milhares de portugueses que, “de forma atual, real, isenta e integra” avaliaram marcas e identificaram as que preferem em cada categoria.

Existem cerca de 15 categorias no Guia da Escolha do Consumidor 2019, que permitem que o consumidor viaje por diferentes grupos de consumo: dos alimentares aos serviços financeiros, passando pelos artigos de bebé e criança, equipamentos, comércio em geral e online, produtos e serviços de saúde e bem-estar, lazer e entretenimento, moda e beleza, serviços automóveis e muitos mais.

  • Clique AQUI para consultar o Guia Prático da Escolha do Consumidor 2019
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.