Com o crescimento e a consolidação do e-commerce durante a pandemia de COVID-19, o comércio tradicional depara-se com a necessidade de adaptar os espaços físicos e o modelo de negócio a um novo tipo de consumidor. A iniciativa “Bairros Comerciais Digitais”, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência, visa responder a este desafio e apoiar os comerciantes nesta transição.

O Inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação pelas famílias de novembro de 2021, do INE, revela que mais de metade (52%) das pessoas com idades entre os 16 e os 74 anos utilizaram o comércio eletrónico em 2021, um crescimento assinalável face à utilização residual em 2010 (15%). Juntando o facto de 8 em cada 10 portugueses terem hoje acesso à internet, torna-se clara a relevância de alavancar a digitalização urbana e os Bairros Comerciais Digitais como ferramentas ao serviço dos comerciantes, para ampliar as suas plataformas de comercialização e assegurar a sua adaptação aos padrões de consumo atuais.

A iniciativa prevê uma atuação em duas dimensões: uma primeira voltada para o tecido empresarial, visando ações de promoção da digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, de implementação do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento ou de capacitação dos gestores e recursos humanos; e uma segunda focada no ordenamento e gestão da envolvente das áreas intervencionadas, com destaque para o espaço público (digital placemaking), de forma a incrementar a sua atratividade e acessibilidade.

A estratégia de desenvolvimento dos Bairros enquadra-se numa estratégia maior de digitalização urbana, focada nos princípios da integração e contribuição da comunidade para o desenvolvimento de soluções à medida das necessidades das cidades seguindo exemplos como o programa “Coeur de ville”, implementado em França em 2018.

Com o objetivo de apoiar as autarquias, associações empresariais e de desenvolvimento local (sozinhas ou em consórcio) de todo o território nacional a criar Bairros Comerciais Digitais, foi lançado no passado dia 20 de janeiro um aviso para manifestação de interesse para apoio na implementação destes projetos cujo período de candidatura decorre até ao dia 31 de março de 2022. Com uma dotação financeira de 52,5 milhões de euros, a iniciativa visa a criação de 50 Bairros.

A experiência da EY-Parthenon junto dos municípios dá-nos confiança para afirmar que é notória a evolução das prioridades destes no sentido de um posicionamento mais ativo na economia digital e face aos desafios de adaptação da realidade urbana local que esta transição acarreta. Do trabalho com empresários e comerciantes consolidámos também a perceção de estarem estes cada vez mais recetivos aos benefícios do digital e às potencialidades de uma atuação ao nível do Bairro no seu conjunto. O alinhamento de posições entre os agentes públicos e privados indicia estarem reunidas as condições para que o desenvolvimento dos Bairros beneficie das parcerias colaborativas que entre estes se estabeleçam.

A expansão da economia digital e de novos modelos de consumo, convoca os decisores de políticas públicas para uma reflexão sobre como apoiar as empresas na adaptação dos seus negócios de modo a alavancar o potencial da transformação digital no comércio e nos serviços. A iniciativa Bairros Digitais pode ser um instrumento muito útil para suportar esta transformação digital que é imposta às nossas cidades e vilas.