[weglot_switcher]

Direitos de TV afundam Liga francesa que estima perdas de 1,3 mil milhões de euros para esta temporada

Previsão de queda substancial da receita significaria um recorde negativo para o futebol francês, que espera recuperar parte dos lucros cessantes com a comercialização dos direitos televisivos e a venda de jogadores, apesar do mercado estar sobre uma clara recessão.
27 Janeiro 2021, 15h21

Enquanto espera por um parceiro que assuma os direitos televisivos, a Liga francesa de futebol (Ligue 1) antecipa perdas de 1,3 mil milhões de euros para a presente temporada. A previsão de perdas substanciais de receita significaria um recorde negativo para o futebol francês.

O valor, adiantado pelo “L’Équipe”, ascende a 1,3 mil milhões de euros, no quadro de uma crise económica sem precedentes provocada pela pandemia de Covid-19. Esta crise junta-se ao conflito sobre os direitos televisivos com a Mediapro, que obrigou a liga a lançar um novo concurso de emergência à procura de dinheiro para ajudar os clubes.

Em dezembro passado, Jean-Marc Mickeler, presidente da Direção Nacional de Controlo e Gestão (Dncg), havia antecipado ao jornal francês que os clubes deixariam de ganhar 800 milhões de euros. Este valor é muito inferior às estimativas da Liga francesa.

A previsão de queda substancial da receita significaria um recorde negativo para o futebol francês, que espera recuperar parte dos lucros cessantes com a comercialização dos direitos televisivos e a venda de jogadores, apesar do mercado estar sobre uma clara recessão.

Para a LFP, a ausência de público nas bancadas representa uma redução nas receitas de 400 milhões de euros, valor semelhante ao dinheiro que as equipas vão deixar de gerar com a venda de jogadores, enquanto avalia em 500 milhões de euros a diminuição nas receitas provenientes dos direitos televisivos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.