1. As melhores empresas a gerir Diversidade e Inclusão não o fazem para gerir temas de compliance, têm uma perspetiva de conseguir uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, nomeadamente ao nível da inovação e disrupção.
  2. Quando falamos de diversidade, deveremos ter em conta as várias vertentes que assume, nomeadamente (1) género; (2) background cultural; (3) geracional; (4) vínculo laboral (colaboradores a tempo inteiro, parcial, trabalhadores temporários e gig workers); (5) competências (utilização de competências aparentemente não relacionadas em processos core de negócio); (6) homem-robot (colaboradores humanos, Robotic Process Automation e Inteligência artificial).

As organizações que apostam na diversidade e inclusão são mais colaborativas e têm melhores resultados operacionais e financeiros. Alguns exemplos:

  • Um estudo recente em 11.000 empresas cotadas demonstrou que as organizações lideradas por mulheres apresentam um retorno 2,5 vezes superior – diversidade de género.
  • Empresas de tecnologia nos Estados Unidos estão a utilizar argumentistas e escritores para melhor o interface conversacional homem/máquina – diversidade de competências
  • As empresas mais eficientes estão a focar a sua força de trabalho humana em processos de valor acrescentado, entregando as tarefas repetitivas a robots – diversidade homem-robot.

Adicionalmente, uma organização que tenha esta componente integrada na sua cultura organizacional promove líderes com melhor capacidade para tomar decisões, uma melhor compreensão dos clientes, colaboradores com índices de engagement superiores e melhoria dos índices de criatividade e inovação. Estudos do Corporate Leadership Council e do Center for Talent Innovation têm medido o sucesso das empresas que melhor gerem a diversidade e inclusão:

  • Taxas de retenção superiores (+19%)
  • Maior colaboração dentro e entre equipas (+57%)
  • Níveis de engagement superiores (+42%)
  • Maior propensão para ganhar cota de mercado (+45% de probabilidade)
  • Maior probabilidade de sucesso em novos mercados (+70%)

Em Portugal ainda se realiza uma gestão da diversidade e inclusão para cumprir com obrigações impostas. As empresas com maior probabilidade de sucesso no futuro, irão abordar este tema proactivamente para garantir níveis de inovação e disrupção mais alinhados com o atual contexto de mudança das preferências dos consumidores e dos colaboradores.