[weglot_switcher]

Dívida pública cai 600 milhões de euros em março

A dívida pública caiu para 254,8 mil milhões de euros em março, devido a um decréscimo dos títulos de dívida e das responsabilidades em depósitos.
  • Cristina Bernardo
4 Maio 2020, 11h13

A dívida pública caiu para 254,8 mil milhões de euros em março, menos 600 milhões de euros do que em fevereiro, segundo dados publicados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. Ainda não refletindo os efeitos da pandemia do novo coronavírus, a dívida pública quebrou a tendência de subida que se registou em janeiro e fevereiro.

Segundo o regulador, “para esta diminuição contribuiu o decréscimo dos títulos de dívida e das responsabilidades em depósitos”.

Em março, o IGCP realizou um leilão duplo de Obrigações do Tesouro no qual emitiu 1.181 milhões de euros e um de Bilhetes do Tesouro, no qual colocou mil milhões de euros. Estas colocações tiveram lugar antes do anúncio de aceleração do programa de financiamento da entidade liderada por Cristina Casalinho, na sequência da Covid-19.

“Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 1,0 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos aumentou 0,4 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 235,1 mil milhões de euros”, explica ainda o BdP.

Devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus nas contas públicas, é esperado que o peso da dívida pública portuguesa aumente. O Fundo Monetário Internacional projecta que o rácio da dívida pública face ao PIB dispare dos 117,7%, em 2019, para 135%.

(Atualizado às 11h19)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.