“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem é só temporário; o mal que faz é que é permanente” (M. Gandhi).

Sou, como sempre fui, a favor do jornalismo positivo e de proximidade, daí que divulgo aqui mais uma boa causa: notícias de bons exemplos de humanidade, que sempre urgem e que nos Direitos Humanos são rebento. Dão-nos, assim, outro alento.

O título desta crónica é o nome da nova campanha, ainda em fase de preparação, organizada pelo ‘Clube Lisboa Caravela’. É um dos nove clubes/grupos da Soroptimist Portugal (além de Caldas da Rainha, Estoril Cascais, Évora, Lisboa Fundador, Lisboa Sete Colinas, Porto Invicta, Setúbal e Tavira), existindo no país há 35 anos e sendo um dos 125 países onde se encontra a Soroptimist International, com 3.000 clubes.

Uma organização internacional, sem fins lucrativos, com papel consultivo na ONU e afiliada do Conselho da Europa. Celebrará – no próximo ano – o seu centenário de vida. É composta e dirigida a mulheres com vidas profissionais diversas. Mas de coração cheio de esperança num mundo melhor, cujo objetivo é ajudar outras meninas e mulheres através do desenvolvimento de projetos que fomentem o seu desenvolvimento, apoio, proteção e formação.

A referida ação, cujo arranque foi interrompido devido à pandemia, visa alertar e sensibilizar para a problemática da violência contra as mulheres e crianças, encarada nas suas várias vertentes. Importa assimilar que – como exprimiu Benedetto Croce – “a violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora”.

Ao contrário do habitual neste tipo de campanhas – em que são as mulheres vítimas a dar a cara e a voz ao problema – o ‘Lx Caravela’ irá fazê-lo de forma diferente, por vozes masculinas. Vincando-se assim, perante a sociedade, o facto de os homens serem os verdadeiros motores/agentes de uma alteração comportamental, que carrega exemplos educacionais, modelos culturais, histórias de vida e de tudo aquilo que constituem comportamentos sociais e pessoais, positivos ou negativos, perpetuados neste contexto específico.

Como instrumentos para esta campanha, a organização pretende potenciar redes de informação que permitam divulgar as mensagens anti-violência, desejando estabelecer parcerias com estações televisivas, radiofónicas ou outras, para participarem na divulgação.

Convidam, também, todas e quaisquer figuras públicas masculinas a produzirem textualmente uma mensagem contra a violência e a serem transmissoras dessas mesmas mensagens em meios de comunicação. Reptos pensados e manifestados por homens que, por sua vez, serão ouvidos por outros homens. Um desafio que espera encontrar neles a resposta devida.

Outros projetos ‘Soroptimistas’

De realçar que o ‘Clube Lx Caravela’ tem em curso e já instituídos os seguintes projetos…

:: “Proteger +” = começaram há um mês a distribuir máscaras sociais e aventais a várias instituições, certificadas pelo CITEVE e destinadas a populações mais vulneráveis sem possibilidades para as obter. Nomeadamente: lares, centros sociais, refugiados, sem-abrigos, mendigos, prostitutas, toxicodependentes, etc..

:: “Climb together” = consiste na entrega duma bolsa anual de apoio aos estudos para uma estudante que necessite. O dinheiro envolvido é recolhido com o apoio e envolvimento de outros estudantes. Este ano, excecionalmente, terão duas bolsas de estudo, uma das quais pelo Wall Street English, que concederá um curso de Inglês totalmente gratuito. #climbtogether.

:: “Almofadas Coração” = em parceria com várias entidades, produzem e distribuem gratuitamente, nos serviços de oncologia dos hospitais públicos do país, almofadas de apoio para os primeiros tempos após a cirurgia do ‘Cancro da Mama’. #almofadascoração.

Vivamos, portanto, uns para os outros e uns pelos outros, que não só em nossas casas. Embandeiremos assim esta causa a peito: “Do amor imperfeito ao mais que perfeito. O amor que te dá asas!”.