[weglot_switcher]

Dois milhões de europeus já pediram para ficar no Reino Unido. Polónia lidera

Só de cidadãos polacos que moram no Reino Unido foram registados 345 mil assinaturas. Os dados indicam que um em cada seis cidadãos europeus no Reino Unido entregou um pedido para se manter em território britânico.
Reuters
9 Outubro 2019, 15h32

As negociações do Brexit permanecem num impasse enquanto a data de saída do Reino Unido da União Europeia se aproxima a passos largos. Os últimos dados referentes ao mês de setembro indicam que mais de dois milhões de pessoas pediram para permanecer no Reino Unido após o Brexit.

Os dados indicam que um em cada seis cidadãos europeus no Reino Unido entregou um pedido para se manter em território britânico. O Ministério do Interior britânico afirma que, até ao dia 30 de setembro, constavam na lista nomes de cidadãos da zona económica europeia, União Europeia e Suíça.

O maior número de pedidos foi proveniente da Polónia, com 345 mil assinaturas, seguido pela Roménia e por Itália.

O mesmo ministério indica que só no mês de setembro foram recebidos mais de 520 mil pedidos. Os responsáveis acreditam que a ameaça de um Brexit sem acordo tenha potenciado a corrida aos pedidos, embora os cidadãos europeus tenham até 31 de dezembro de 2020 para preencher os papéis para ficar em território britânico.

O secretário do Interior, Priti Patel, afirmou que “os cidadãos da União Europeia deram uma enorme contribuição a este país e vão desempenhar um papel fundamental na consolidação do status do Reino Unido como líder global após o Brexit”. “É por isso que estou emocionado por termos recebido dois milhões de pedidos no sistema, para que os cidadãos possam garantir o seu status de imigração sob a lei do Reino Unido”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.