As vendas da LVMH, dona da marca de luxo Louis Vuitton, superaram as expetativas no quarto trimestre do ano passado. Ainda que não tenham evitado uma queda expressiva no lucro anual do grupo francês, os números dão sinais de recuperação do setor.
Dona de prestigiadas marcas de luxo como Louis Vuitton, Moët & Chandon e Hennessy, a LVMH atingiu lucros de 19,6 mil milhões de euros em 2024, no que diz respeito às operações recorrentes (menos 14% do que em igual período do ano passado). Em simultâneo, o lucro líquido ficou-se pelos 12,6 mil milhões de euros (17% abaixo do observado no período homólogo).
Apesar dos recuos referidos, as receitas aceleraram no quarto trimestre e superam as expetativas que existiam entre os mercados. Em causa está um acréscimo orgânico na ordem de 1%, para 84,683 mil milhões de euros no total do último ano.
A categoria “moda e artigos de couro”, responsável por cerca de metade das receitas, registou uma queda orgânica de 1% face a 2023, para os 41,06 mil milhões de euros.
Quarto trimestre foi de aceleração e dá fôlego ao setor
No período compreendido entre outubro e dezembro, a LVMH registou receitas na ordem de 23,930 mil milhões de euros, o que significa um aumento homólogo de 1%.
As contas mostram uma aceleração dos resultados no último trimestre do ano passado, o que parece significar um sinal de força no setor do luxo. Recorde-se que, no terceiro trimestre de 2023, o grupo registou, pela primeira vez desde o término da pandemia, um decréscimo nas vendas. Neste contexto, uma nova subida no quarto trimestre é significativa.
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