[weglot_switcher]

Dona da Ria Blades em Vagos desperta o interesse de grupos asiáticos

Os chineses da Shangai Electric e os nipónicos do grupo Mitsubishi abordaram a Siemens Gamesa para saber se a fabricante de pás eólicas está interessada em vender a totalidade ou parte do seu negócio.
7 Dezembro 2020, 09h45

A Siemens Gamesa está a ser cobiçada por vários grupos asiáticos, avança hoje o Expansión. Os chineses da Shanghai Electric e os japoneses do grupo Mitsubishi estão interessados na empresa produtora de pás eólicas, segundo a Reuters que cita o jornal espanhol.

A Siemens Gamesa com sede em Espanha, mas controlada pela alemã Siemens é a dona da Ria Blade fábrica de pás eólicas localizada em Vagos, distrito de Aveiro.

Os contatos com o grupo alemão ainda são preliminares, com os grupos asiáticos a tentar apurar se a Siemens tem o interesse de vender parte ou a totalidade do negócio. A Siemens Gamesa encontra-se num processo de reestruturação numa altura em que o sector vive um momento de consolidação.

A fábrica emprega atualmente 627 trabalhadores e é a maior empregadora de Vagos. A Siemens Gamesa concluiu em abril deste ano a compra da fábrica por 200 milhões de euros à alemã Senvion.

A Ria Blades pretende criar duas novas linhas de produção na fábrica nos próximos dois anos num investimento total de 5,2 milhões de euros que vai permitir a criação de mais 41 postos de trabalho: uma para pás eólicas de 145 metros de diâmetro; outra, uma nova linha-protótipo, para pás de 155 metros de diâmetro, “que visa validar conceitos para permitir o investimento em linhas adicionais para esta tipologia de pá”, segundo um documento da autarquia de Vagos divulgado a 31 de julho pela agência Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.