[weglot_switcher]

Donald Trump acusa China de “manipulação cambial”

A decisão do banco central chinês de reduzir a taxa de câmbio da moeda chinesa acontece depois de Donald Trump ter anunciado recentemente um aumento de 10% das tarifas alfandegárias.
5 Agosto 2019, 16h22

O presidente norte-americano acusou hoje a China de “manipulação cambial” por ter baixado em meio ponto a taxa de câmbio da moeda chinesa, para 6,9 dólares por yuan.

A cotação do yuan face ao dólar caiu para o seu nível mais baixo no espaço de uma década. Pequim também ordenou as suas companhias estatais a suspenderem as importações agrícolas dos Estados Unidos.

“A China baixou o preço da sua moeda para um nível historicamente baixo. A isto chama-se “manipulação cambial”. Estás a ouvir Reserva Federal? Esta é uma grave violação que vai enfraquecer a China!, escreve Donald Trump no Twitter esta segunda-feira, 5 de agosto.

Por sua vez, o Banco Popular da China veio a público garantir que o yuan não vai ser usado como arma em guerras comerciais.

“Estou confiante que o yuan vai permanecer uma moeda forte apesar de flutuações recentes devido a incertezas externas”, disse o governador do banco central chinês Yi Gang, citado pela Bloomberg.

A decisão do banco central chinês acontece depois de Donald Trump ter anunciado recentemente um aumento de 10% das tarifas alfandegárias a partir de setembro em 300 mil milhões de dólares (268 mil milhões de euros).

Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, criticou esta a decisão de Washington de aumentar as taxas alfandegárias sobre bens chineses. “A imposição de taxas não é, de maneira alguma, uma forma construtiva de resolver as fricções económicas e comerciais”, disse Wang, citado pela Lusa.

Por sua vez, o Governo norte-americano defendeu a sua decisão. “Há décadas que a China se aproveita do comércio às custas dos Estados Unidos e de outros países da Ásia. Isto precisa de acabar. O Presidente Trump disse que vai resolver esta situação e isso exige determinação”, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo na sexta-feira.

Como consequência, Wall Street abriu a sessão desta segunda-feira em terreno negativo, com o S&P 500 a recuar 2,35%, o Nasdaq a perder 3% e o Dow Jones a descer 2,30%.

 

 

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/desvalorizacao-do-yuan-pode-causar-fuga-de-capitais-da-china-475603

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.