[weglot_switcher]

Dono da Zara lucra 2,3 mil milhões de euros em 2022

Pontegadea Inversiones, uma empresa através da qual Amancio Ortega canaliza grande parte da sua atividade nos sectores imobiliários e energético, além de deter o grupo Inditex, viu os resultados aumentarem 30% em relação ao ano anterior.
63.5 mil milhões de dólares (57.06 mil milhões de euros)
17 Outubro 2023, 13h03

O empresário espanhol Amancio Ortega conseguiu canalizar grande parte da sua atividade para os sectores imobiliário e energético, além de ser dono de 50,1% do grupo Inditex, que detém marcas como a Zara, a partir da sua empresa Pontegadea Inversiones, tendo registado um lucro de 2.337 milhões de euros no final do ano fiscal de 2022, o que representa um crescimento de 30% face ao ano anterior, segundo o jornal ‘Cinco Días’.

Estes valores refletem-se nas contas anuais que a empresa entregou à conservatória do registo comercial, onde surgem os números referentes aos negócios da Inditex.

A Pontegadea Inversiones declarou um volume de negócios de 33.142 milhões de euros, mais 18% em termos homólogos. Deste montante, a quase totalidade (98,3%) provém da faturação alcançada no ano passado pela gigante do sector têxtil, com um valor recorde de 32.569 milhões.

Já cerca de 573 milhões de euros desse montante correspondem aos rendimentos que os ativos imobiliários geram através de arrendamento. Em julho a empresa afirmou que a sua carteira imobiliária estava avaliada em 18.156 milhões, também um recorde.

A publicação espanhola refere que 2.337 constituem o luco líquido atribuído à Pontegadea Inversiones, ou seja, o lucro que Amancio Ortega conseguiu obter no final do ano passado. Um resultado que implicou também um aumento do património líquido deste grupo de empresas, que ultrapassou, pela primeira vez, os 28 mil milhões de euros.

O ano fiscal de 2022 foi especial para a atividade da Pontegeada na área do imobiliário, pois teve um investimento que se aproximou dos três mil milhões, depois de em 2021 ter realizado aquisições mais modestas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.