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Donos da Makro reforçam aposta em Portugal com compra do grupo Aviludo

O Grupo Aviludo gerou um volume de negócios de 152 milhões de euros em 2019, chegando a mais de 13.500 estabelecimentos e empresas. A transação aguarda ainda a aprovação de várias entidades competentes, tendo as partes envolvidas concordado em não divulgar o valor do negócio.
19 Outubro 2020, 09h31

O grupo alemão Metro AG, dono da Makro, vai reforçar a aposta no mercado nacional com a compra do grupo Aviludo, uma das empresas nacionais líderes no setor grossista para hotelaria e restauração.

O anúncio da operação foi feito esta segunda-feira, mas não revela o valor da transação.

“A Metro AG assinou o contrato de compra do Grupo Aviludo, uma das empresas líderes em Portugal no setor grossista para hotelaria e restauração, que gerou um volume de negócios de 152 milhões de euros em 2019 chegando a mais de 13.500 estabelecimentos e empresas”, assinala um comunicado da empresa germânica.

Segundo essa nota, “através desta aquisição a Metro AG aumenta o seu portefólio em Portugal, onde já detém a Makro, intensificando a sua estratégia de liderança no sector com expansão do negócio de distribuição ‘foodservice”.

Os donos da Makro sublinham que o Grupo Aviludo se diferencia “pela sua competência e nível de serviço em categorias chave assim como pelo elevado ‘standard’ de qualidade, higiene e segurança, sendo um parceiro de referência para a hotelaria e restauração nacional há mais de 30 anos”.

A Metro AG garante que “irá preservar a fórmula de sucesso do Grupo Aviludo, incluindo a cultura empreendedora das pessoas, e formará uma aliança estratégica com a Makro, criando mais valor para os clientes e para os seus negócios”.

Esta transação ainda está sujeita a aprovação por parte das autoridades relevantes e competentes.

“Para além da aquisição do negócio operacional, que engloba os centros de produção e distribuição assim como a frota logística, esta transação inclui também o património imobiliário da empresa. As partes acordaram não divulgar os detalhes financeiros da transação que ainda está sujeita a aprovação por parte das autoridades competentes”, explica o referido comunicado.

Sobre este negócio, Olaf Koch, CEO da Metro AG, comenta: “No seguimento da aquisição da Pro à Pro, Rungis Express e Classic Fine Foods nos últimos anos, vamos agora através da aquisição da Aviludo expandir a oferta e serviços para os nossos clientes em Portugal, um mercado que consideramos estratégico. Graças ao forte posicionamento da Aviludo, reforçamos a presença no país e criamos mais valor para os nossos clientes e para os seus negócios de forma a acelerar também o nosso crescimento”.

Por seu turno, José Ressurreição, co-fundador e CEO da Aviludo, considera que, “com a Metro AG, encontrámos o parceiro ideal para crescer, preservando ao mesmo tempo a fórmula de sucesso da Aviludo e os seus melhores ativos, a cultura de trabalho e as pessoas”.

“Em conjunto com a equipa de gestão da Aviludo, estamos satisfeitos com a perspetiva de trabalhar lado a lado com a Metro AG, e em particular com a Makro Portugal, para construir uma oferta ímpar para a hotelaria e restauração nacional”, assume este responsável.

Desde a sua fundação em 1984, o Grupo Aviludo cresceu tornando-se num operador de ‘foodservice’ com expressão a nível nacional e em diversas categorias.

Atualmente, o Grupo Aviludo emprega cerca de 850 colaboradores, incluindo uma força de vendas com cerca de 150 profissionais que contactam diariamente os clientes em todo o país.

Em 2019, o Grupo Aviludo atingiu um volume de negócios de 152 milhões de euros.

“A Aviludo oferece aos seus clientes uma grande flexibilidade e fiabilidade na entrega de produtos que vão ao encontro das necessidades individuais dos clientes profissionais e fá-lo através das suas oito plataformas logísticas, incluindo quatro com capacidade de produção e processamento de carnes, e uma frota com mais de 180 veículos”, destacam os responsáveis da Metro AG.

“Desta forma, o Grupo Aviludo é uma excelente adição ao portfólio da Metro em Portugal, que já inclui a Makro, e que experienciou nos últimos anos um forte crescimento impulsionado pelo setor de hotelaria e restauração. A Makro Portugal tem dez lojas e em 2018/19 registou um volume de negócios de 398 milhões de euros, com um dos ‘Net Promoter Scores’ (NPS) mais elevados do segmento Europa Ocidental”, conclui o comunicado do grupo detentor da Makro.

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