A DPD Portugal, do grupo Geopost, continua na rota do crescimento sustentado e alcançou um novo recorde de receitas com 112 milhões de euros de faturação.
A DPD Portugal, empresa líder no mercado doméstico do transporte expresso, detém 14 estações (Vila Real, Porto, Maia, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Torres Novas, Lisboa, Seixal, Cacém, Évora, Faro e Funchal) e uma frota de mais de 700 viaturas de distribuição. Emprega 1.200 colaboradores.
A Geopost, líder europeia em entrega de encomendas e soluções para o comércio eletrónico, registou 15,8 mil milhões de euros em receitas em 2024, mais 1% face a 2023, acompanhada de um crescimento de 2,3% do número de encomendas entregues em todo o mundo, num total de 2,1 mil milhões.
Por sua vez a DPD Portugal, empresa do grupo, teve um crescimento de 12% nas receitas.
A empresa destaca que os mercados de França, Reino Unido, Alemanha e Itália representaram mais de 68% da receita total da Geopost.
No que toca a Portugal, “a DPD Portugal, empresa líder no mercado doméstico do transporte expresso, alcançou o seu melhor ano de sempre, com um crescimento de 12%, ultrapassando o marco histórico dos 112 milhões de euros em faturação e destacando-se como um dos países em que o grupo mais cresceu em 2024”.
“Este resultado recorde surge após o investimento da DPD num novo centro logístico em Loures, com tecnologia de ponta e capacidade para processar 10.000 encomendas por hora”, refere a empresa.
De forma geral, o negócio crossborder intra-Europa do grupo cresceu 6,7% em receitas face a 2023, com uma aceleração no segundo semestre do ano, confirmando a posição de liderança da Geopost neste segmento.
Já fora da Europa, ao longo dos últimos anos, a Geopost tem prosseguido com a sua estratégia de expansão internacional na Ásia, Médio Oriente, África e América Latina. As receitas geradas por estes fluxos cresceram 8% em 2024.
Outro dos segmentos estrela no ano passado foi o da entrega de frescos, que registou um crescimento de 23,8% face a 2023, impulsionado pelos serviços de temperatura controlada da Geopost. O DPD Fresh expandiu a sua operação para vários países, incluindo Portugal.
Relativamente aos investimentos globais, a Geopost atribuiu mais de 402 milhões de euros ao crescimento e desenvolvimento do negócio. Deste total, os investimentos foram alocados à capacidade de triagem, TI, lockers e infraestruturas de eletrificação de frotas.
No comunicado Yves Delmas, CEO da Geopost, comentou que os resultados do Grupo, destacando que: “apesar de um ambiente desafiante e incerto, marcado por uma forte pressão sobre as margens, escolhemos um caminho de crescimento rentável e uma gestão rigorosa do desempenho dos custos. Neste contexto, fortalecemos o nosso modelo híbrido mantendo uma quota equilibrada de receitas B2B e B2C e capitalizamos o crescimento dinâmico dos nossos segmentos estratégicos de serviços out-of-home, internacionais e de produtos sob temperatura controlada.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com