A Draycott, sociedade gestora diversificada de ativos alternativos anunciou o avanço do projeto de consolidação do setor funerário sob a marca Viriato Funerárias Portuguesas, uma plataforma nacional que integra várias casas funerárias regionais.
A Viriato Funerárias resulta da parceria estratégica com a Menlo Capital e outros coinvestidores do projeto, e “visa reunir operadores locais com tradição e reputação sob uma estrutura comum, reforçando a qualidade do serviço, assegurando a sustentabilidade das equipas e preservando o legado das casas que passam a integrar a Viriato”, refere a gestora de fundos de private equity liderada por João Coelho Borges.
“Com 11 aquisições concluídas até à data, um enterprise value agregado de 12 milhões de euros e novas aquisições previstas até 2030, a Viriato pretende agregar um setor que é altamente fragmentado com múltiplos players”, refere a Draycott.
“A consolidação da Viriato Funerárias traduz a nossa convicção de que existe espaço para gerar valor num setor tradicional através de escala, profissionalização e eficiência operacional”, afirma Vanessa Moura Brás, Partner de Private Equity na Draycott. “Ao reunir várias operações sob uma estrutura integrada, conseguimos ganhos de produtividade, maior disciplina financeira e uma oferta mais consistente para as famílias. É um passo importante na construção de um grupo de referência nacional neste segmento”, acrescenta.
O objetivo desta integração é “promover o crescimento sustentado e a profissionalização de um setor tradicional e essencial da economia portuguesa”, diz a empresa que é líder em private equity em número e valor de transações em Portugal.
Enquanto coinvestidor e parceiro estratégico, a Draycott acompanha a execução do projeto, contribuindo com a sua experiência em governação, finanças e criação de valor.
A entrada no mercado funerário reforça o posicionamento institucional da Draycott como agente transformador em setores tradicionais da economia portuguesa, aplicando metodologias de private equity internacional a contextos locais.
Em conjunto, Draycott e Menlo Capital, asseguram a integração das empresas adquiridas e o desenvolvimento de uma identidade comum, num processo colaborativo que respeita a ligação de cada empresa adquirida às comunidades locais.
A equipa responsável pela Viriato Funerárias Portuguesas conta com uma experiência profunda no setor funerário, sendo liderada por Paulo Rodrigues, CEO e sócio do projeto, cuja trajetória de mais de 15 anos na área garante conhecimento operacional e proximidade às dinâmicas do mercado português.
Vítor Teixeira, da Funerária de Matosinhos, afirma que “Esta integração dá-nos a possibilidade de continuar a servir as famílias com a mesma dedicação, mas agora com mais recursos e estrutura. Com a nova gestão, podemos melhorar os processos e oferecer um serviço ainda mais consistente.”
“Sentimos que a história da nossa casa é respeitada e que fazemos parte de um projeto que valoriza o nosso trabalho e a comunidade que servimos. A parceria com a Viriato Funerárias dá-nos segurança e apoio para crescer de forma sustentável, mantendo, ainda assim, a nossa identidade e o que nos caracteriza”, acrescenta Vítor Cristão, Casa Cristão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com