[weglot_switcher]

Duas startups e uma consultora ganham prémio pelo impacto positivo na sociedade e ambiente

A escola de formação em programação Academia do Código, a consultora de sustentabilidade Sair da Casca e a empresa de cerâmica Studio Neves receberam a distinção “Best of the World” atribuída pela rede global B Lab.
15 Julho 2022, 15h14

A escola de formação em programação Academia do Código, a consultora de sustentabilidade Sair da Casca e a empresa de cerâmica Studio Neves foram as três primeiras empresas portuguesas distinguidas em 2022 com a certificação “Best of the World” atribuída pela rede internacional B Lab.

Fundada em 2006, a B Lab nasceu com a ideia de que era necessário um novo modelo de economia e de que as empresas poderiam liderar a mudança no sentido de um modelo assente nas necessidades dos stakeholders. A organização sem fins lucrativos tornou-se conhecida por certificar B Corporations, que são empresas que cumprem com os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental e transparência.

Todos os anos, a B Lab reconhece as empresas com um perfil B Corp que mais se destacaram em termos do impacto que criaram através da sua atividade. As empresas vencedoras registaram as pontuações mais elevadas em cinco áreas avaliadas com a metodologia B Impact Assessment: comunidade, clientes, ambiente, governance e colaboradores.

Os vencedores distinguidos a cada ano ficaram classificados nos 5% das empresas a nível mundial com as melhores pontuações, tendo em conta a dimensão da empresa, segundo a informação transmitida aos meios de comunicação social.

A B Lab explica que “estão a dar provas de que, além de competirem para serem as melhores do mundo, mas também serem as melhores do mundo, é uma estratégia vencedora e que podem liderar a forma como mais empresas se posicionam para serem agentes de transformação da economia global para beneficiar todas as pessoas, a comunidade e o planeta”.

“Cada edição Best For The World é uma oportunidade de elevar o nível de como as empresas podem e devem operar para criar um impacto positivo real e duradouro para os seus funcionários, clientes, comunidades e meio ambiente”, afirmou Dan Osusky, responsável de Padrões e Insights na B Lab Global.

Na sua opinião, “embora nenhuma empresa seja perfeita e mesmo as melhores possam e devam continuar a esforçar-se para progredir, as B Corps reconhecidas como Best For The World podem servir de inspiração a todos sobre como deve ser uma verdadeira liderança nos negócios para que seja possível prosperar, tendo em conta os desafios globais atuais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.