E-toupeira: novos emails divulgados indiciam ofertas a árbitros

“Correio da Manhã” e “Record” noticiam mensagens publicadas no blog intitulado “Mercado de Benfica” indiciam a existência de ofertas a árbitros, que incluem prostituição e o pagamento de contas de hotel, assim como registam a existência de uma relação estreita entre o Benfica e as suas claques.

Tiago Petinga/Lusa

O ex-assessor jurídico do Sport Lisboa e Benfica Paulo Gonçalves teria uma ligação estreita ao ex-delegada da Liga Portuguesa de Futebol Profissional Nuno Cabral, de acordo com novas mensagens de correio eletrónico do Benfica que foram divulgadas, noticiam os jornais “Correio da Manhã” e “Record” esta quinta-feira, 20 de setembro.

Segundo os dois jornais, as mensagens foram publicadas no blog intitulado “Mercado de Benfica” e poderão ser fruto da ação de ‘hacker’ português, Rui Pinto, que se encontra com paradeiro desconhecido e é o alvo de mandatos europeus de captura.

Segundo o “Correio da Manhã”, as novas mensagens divulgadas indiciam a existência de ofertas a árbitros, que incluem prostituição e o pagamento de contas de hotel.

O “Record” noticia, também, que os emails divulgados permitem concluir que o Benfica mantém uma relação estreita com as claques do clube.

E-toupeira já teve acusação

Paulo Gonçalves e a SAD do Benfica são acusados no processo conhecido como “e-toupeira”. A sociedade desportiva é acusada de 30 crimes e o seu ex-assessor jurídico, cuja saída da organização foi anunciada esta semana, é acusado de 79 crimes.

O funcionário judicial José Silva, que era o único acusado no processo que se encontrava em prisão preventiva e que passou esta semana a prisão domiciliária, é acusado de 76 crimes.

A acusação é de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática.

Num comunicado emitido no site do clube encarnado, o Benfica reagiu contra a acusação. “Mantemos a firmeza e clareza da nossa posição, anunciada logo que foi dado conhecimento público desta situação, quanto à inexistência de factos que justifiquem qualquer acusação no âmbito deste processo”.

O Benfica promete reagir para “desmontar” as “absurdas e injustificadas imputações”.

Ler mais
Relacionadas

e-toupeira: funcionário judicial José Silva com medida de coação alterada

O Ministério Público acusa dois funcionários judiciais, a SAD do Benfica e um seu colaborador de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática, no caso e-toupeira.

Respostas Rápidas: Porque é que Paulo Gonçalves sai do SL Benfica?

O Ministério Público acusa o assessor jurídico do Benfica de 79 crimes e, de acordo com o clube da Luz, saí por “razões de natureza pessoal” e “para de dedicar à sua defesa num processo judicial em nada relacionado com o exercício das funções” no clube.

SL Benfica anuncia saída de Paulo Gonçalves

Luís Filipe Vieira aceitou a demissão do assessor jurídico que deixa o clube da Luz ao fim de 12 anos.

E-toupeira: impacto do processo chegou às ações do SL Benfica?

Corretora Activotrade aponta que no acumulado do ano, as ações do SL Benfica “continuam a subir”, num crescimento de 83%.
Recomendadas

Primeira transmissão de sempre de um jogo da ‘Champions’ no Facebook assegurada pela Eleven Sports Portugal

O jogo entre Valência e Manchester United, marcado para as 20h de dia 12 de dezembro, poderá ser visto na página oficial de Facebook da Eleven Sports Portugal.

Casamento da filha de Domingos Soares de Oliveira faturado ao Benfica

O administrador executivo da SAD do Benfica quis evitar o pagamento de impostos e, por isso, terá pedido que não fossem emitidas faturas da cerimónia. Fonte do clube, contudo, garantiu que “já foi tudo reembolsado ao Benfica”, noticia o “Correio da Manhã”.

PremiumQuem está por trás dos clubes? Nem a UEFA sabe

Na Europa, 90% dos clubes não publica as suas contas e 77% estão em insolvência ou pré-insolvência. Estudo internacional sobre a propriedade de clubes mostra resultados surpreendentes sobre o fraco escrutínio aos capitais associados ao futebol.
Comentários