O secretário de Estado do Turismo vê com bom olhos a expansão da atividade por todo o território nacional, vendo mesmo uma vantagem competitiva perante esse cenário. “Termos turismo é termos uma vantagem competitiva para os territórios e isso ajuda a mitigar o mito do turismo a mais, de imigrantes que vêm ocupar o lugar dos portugueses”, afirmou no encerramento da conferência ‘Chefs, Sustentabilidade e Economia’, organizado pela Forbes e O Jornal Económico, em parceria com o Turismo de Portugal, a TSF e o JN, que decorreu no museu Soares dos Reis, no Porto esta terça-feira.
A prova desta competitividade, de acordo com o governante está no facto de a estratégia que Portugal tinha delineado para 2027 já ter atingido os resultados em 2024. “Provam que o turismo em Portugal atravessa um momento positivo e que o mundo anda mais depressa que as nossas previsões”, salientou.
Pedro Machado recordou que Portugal tem hoje 22 produtos turísticos e a marca Portugal está presente em 25 mercados.
“Um dos segredos é o crescimento sustentado desta marca que alavanca o país em mercados emergentes que estão a apostar em Portugal, como são os Estados Unidos”, sublinhou.
No entanto, o secretário de Estado do Turismo enfatizou que cada vez mais a influência do digital e o investimento na Inteligência Artificial introduz novos desafios.
“Temos hoje os grandes grupos económicos a criarem nos seus meios a comunicação a emocional versus a comunicação tradicional. Nove séculos de história dão-nos a garantia de que somos capazes de poder contrariar os ventos e marés das incertezas que nos vão surgindo no dia a dia”, afirmou.
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