[weglot_switcher]

Ecoinside escolhe primeira empresa para usufruir de fundo de 15 milhões para financiar projeto sustentável

A central fotovoltaica instalada será responsável pela produção de quase 32% das necessidades energéticas do supermercado, vai evitar que mais de 51 toneladas de CO2 sejam lançadas anualmente para a atmosfera e permitir a poupança de mais de 3 mil euros mensais.
6 Agosto 2020, 08h10

A empresa ambiental tecnológica estreou, esta quarta-feira, o fundo de investimento em projetos de energias renováveis no valor de 15 milhões de euros. A notícia já tinha sido avançada pelo Jornal Económico em entrevista ao CEO da Ecoinside.

A primeira empresa a usufruir do fundo da Ecoinside é a Telbac, em Amarante, onde foi feito na instalação de mais de 1,100 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, o equivalente à área de uma piscina olímpica.  A empresa do setor dos congelados Telbac vai beneficiar da partilha da poupança gerada pela central que se vai traduzir em cerca de 3 mil euros mensais.

A central fotovoltaica instalada será responsável pela produção de quase 32% das necessidades energéticas do supermercado no Porto e vai evitar que mais de 51 toneladas de CO2 sejam lançadas, todos os anos, para a atmosfera, tendo um impacto equivalente ao da plantação de cerca de 780 árvores.

O fundo agora inaugurado foi criado depois da empresa ter sido confrontada com um eventual recuo no investimento no setor da sustentabilidade devido à Covid-19, por parte de antigos e novos clientes. António Cunha Pereira considera que os projetos que usufruírem deste investimento ” são interessantes mas que, por receio dos decisores, podem ser adiados”.

A Ecoinside já tem agendados 10 projetos que vão utilizar este fundo de investimento, ainda durante este ano, medida que pretende auxiliar as empresas portuguesas a cumprirem com as metas do Portugal 2030, que estabelecem que, já no início da próxima década, Portugal deve contar com 80% da sua energia a ser fornecida a partir de fontes renováveis e com uma redução de 50% das emissões de carbono.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.