O sono dos justos é sinónimo de sono profundo e tranquilo. Esse amigo fiel das noites bem passadas que é o sono, aquece e a consciência e liberta o corpo da fadiga. É verdade que pode desfrutar desse belo sono em diversos locais, mas deixamos aqui cinco sugestões onde retemperar energias em enquadramentos únicos: pela história, pela transformação que lhes deu uma nova vida sob a forma de hotel, pelos recantos, jardins e vistas que nos sopram uma vida nova.
Hotel Convento dos Capuchos, Monção
O Hotel Convento dos Capuchos devolve a História ao presente e abre o património à comunidade. Debruçado sobre o Rio Minho, em Monção, este convento do século XVIII, incorpora os espaços conventuais típicos como a Sala do Capítulo, a porta da sopa dos pobres, a adega, a capela e o quarto da torre. Sem esquecer o Claustro, um espaço com características de “intimidade” invulgares, que se tornou no ex-libris do Hotel Convento dos Capuchos.
O Bambu Spa promete momentos de relaxamento, bem como a piscina exterior, que tem como pano de fundo paisagens de Espanha e do Rio Minho. Se lhe apetecer dar um passeio na propriedade, não resista ao Passeio dos frades, que tem início nas arcadas do Convento, prossegue ao longo dos socalcos, atravessando o verde e a sombra das ramadas do Vinho Alvarinho por cima dos muros do Convento, até à fonte de águas frescas, onde os frades do Convento dos Capuchos bebiam, escreviam e meditavam, na sombra do telheiro.
Hospedaria Convento de Tibães, Tibães, Braga
Não se deixe enganar pelo nome. Este é um hotel de quatro estrelas inserido no Mosteiro de São Martinho de Tibães, antes ocupado por monges beneditinos, que preserva a estrutura do edifício e os arcos característicos. Possui nove quartos com soalho de madeira e decoração contemporânea e abriga, também o restaurante l’Eau Vive. Os hóspedes têm acesso livre ao Mosteiro e, mediante marcação prévia, poderão agendar uma visita guiada gratuita. Vale a pena explorar e ficar a saber mais sobre a cerca da Hospedaria Convento de Tibães, respirar a frescura do verde envolvente, ouvir o sussurrar das águas, e tudo isto a dois passos de Braga.
E aprender sobre o dia a dia dos monges que o habitaram e as suas descobertas. “Nos seus jardins murados, os monges cultivavam ervas medicinais; num dado momento— ninguém sabe quando —, ocorreu-lhes a ideia de adicionar algumas ervas à aguardente, inventando assim o licor beneditino. Pode parecer estranha esta associação da vida monástica com o luxo das bebidas alcoólicas, mas o vinho foi sempre uma bebida permitida aos Beneditinos”.
Convento da Sertã Hotel, Sertã
Descendo até ao Médio Tejo, um desvio até à localidade de Sertã, vai proporcionar-lhe uma viagem no tempo num destino “biosphere”, certificado pelas Nações Unidas. O Convento da Sertã Hotel fica num convento do século XVII, hoje um moderno hotel de quatro estrelas do século XXI. Os percursos pedestres são um must do, pelo que o hotel disponibiliza toda a informação necessária para desfrutar de uma boa caminhada.
Dos Trilhos do Bufo aos Trilhos do Zêzere, passando pelas Rota da Esteva e Rota dos Pastores e da Lajeira, é só escolher. E se isto de caminhar abre o apetite, já sabe que terá sempre a oportunidade de provar a gastronomia riquíssima da Beira Interior. Se preferir um “programa surpresa”, escolha o Pack Descoberta para ficar a conhecer melhor os tesouros da Beira Interior.
Hotel Vila Galé Collection Tomar, Tomar
O Vila Galé Collection Tomar resulta da recuperação e requalificação de dois edifícios emblemáticos, o antigo Convento de Santa Iria e o antigo colégio feminino, tendo como tema a Ordem dos Templários. Previsível, poderá pensar o leitor. Diremos “incontornável”, ou não estivesse a cidade intimamente ligada a esta ordem religiosa militar fundada em 1118, em Jerusalém. A proximidade do Castelo de Tomar e do Convento de Cristo, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1983, é outro ponto forte do hotel inaugurado a 1 de julho.
O Vila Galé Collection Tomar conta com 100 quartos, piscinas exteriores para adultos e com escorregas para crianças, parque infantil, sala de jogos, biblioteca, capela, jardins e estacionamento, além de um restaurante, dois bares e salas de reuniões. Encontra-se junto ao Nabão e a um estalar de dedos do centro histórico de Tomar.
Pousada de Tavira – Convento da Graça, Tavira
A Pousada de Tavira, que em tempos foi o Convento de Nossa Senhora da Graça pertencente à ordem agostiniana, e ganhou em charme e conforto com a sua adaptação a hotel, sem abdicar da conciliação entre antigo e moderno. Outro plus é situar-se na colina do castelo de Tavira, uma das mais belas localidades algarvias.
A intervenção cuidada não realça o claustro renascentista dos séculos XVI e XVII, como dá maior ênfase a algumas relíquias islâmicas descobertas durante a renovação e que hoje fazem parte da decoração da Pousada. Contrariamente ao que se poderia esperar, dado a função para que foi inicialmente traçado este edifício, os 27 quartos são bastante amplos. A Pousada de Tavira dispõe de restaurante, bar, esplanada, sala polivalente, duas piscinas (adultos e crianças), ginásio, jogos infantis e estacionamento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com