[weglot_switcher]

EDP Brasil financia-se em 283,7 milhões de euros para investir em nova linha de transmissão

Empresa detida maioritariamente pela elétrica portuguesa concluiu uma oferta pública de distribuição de debentures, com garantia proporcional dos accionistas EDP Brasil/Celesc, no montante de 1,2 mil milhões de reais brasileiros com um prazo de vencimento de 10 anos.
  • Cristina Bernardo
29 Outubro 2018, 21h38

A EDP Brasil, empresa detida maioritariamente pela elétrica portuguesa, financiou-se em 1,2 mil milhões de reais brasileiros (equivalente a 283,7 milhões de euros ao câmbio atual), segundo informou esta segunda-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A EDP – Energias do Brasil, S.A., sociedade detida em 51% pela EDP, anunciou hoje [segunda-feira, 29 de outubro] que a EDP Aliança, detida em 90% pela EDP Brasil e em 10% pela Celesc Geração S.A. (“Celesc”), concluiu uma oferta pública de distribuição de debentures, com garantia proporcional dos accionistas EDP Brasil/Celesc, no montante de 1,2 mil milhões de reais brasileiros com um prazo de vencimento de 10 anos e duration de 6,4 anos”, anunciou à CMVM.

O custo da emissão é de IPCA + 6,72% a.a. perfazendo um custo da dívida após impostos de IPCA + 3,34% a.a. para o accionista.

A EDP Aliança é responsável pelo desenvolvimento, construção e operação da linha de transmissão “Lote 21 do Leilão de Transmissão nº 05/2016”, com uma extensão de 485km a ser construída no Estado de Santa Catarina.

Esta linha tinha recebido a 18 de outubro a Licença Ambiental Prévia e aguarda a aprovação da Licença de Instalação, requerida em 5 de julho, para o início das obras. “O financiamento agora obtido representa 99,8% do investimento previsto nesta linha e permitirá ganhos expressivos ao nível da rentabilidade e Valor Actual Líquido para o accionista face aos pressupostos assumidos no âmbito do leilão”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.