A EDP anunciou, em comunicado enviado à CMVM, a celebração de dois contratos de financiamento com o Banco Europeu de Investimento (BEI), totalizando 500 milhões em empréstimos verdes, com um prazo máximo de 15 anos.
Estes contratos correspondem às segundas tranches do financiamento potencial acordado com o BEI em dezembro de 2024.
O primeiro empréstimo, no valor de 300 milhões, destina-se a financiar investimentos em redes elétricas em Portugal e Espanha, com um período de execução previsto entre 2024 e 2026. Este montante faz parte de um financiamento global que pode chegar aos 800 milhões para melhorias nas redes.
O segundo empréstimo, de 200 milhões, está associado a um contrato-quadro que visa o desenvolvimento de projetos eólicos e solares da EDP Renováveis, também em Espanha, durante o mesmo período. Este contrato-quadro representa a segunda tranche de um financiamento potencial do BEI que pode atingir os 900 milhões, abrangendo projetos em Espanha, Portugal e Itália.
A EDP destacou que estes empréstimos estão alinhados com a sua Política Financeira, que visa prolongar a maturidade média da sua carteira de dívida, reforçando assim a flexibilidade financeira da empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com