[weglot_switcher]

EDP com nova solução de energia solar para apartamentos

Se tiver no apartamento gradeamento de varandas, vai poder instalar painéis solares garante a EDP.
2 Abril 2025, 20h10

A EDP Comercial entrou no segmento da energia solar para apartamentos para dar resposta a uma parte importante do processo de transição energética do país, o consumo energético das famílias.

Os proprietários de apartamentos com varanda com gradeamento e boa exposição solar já podem produzir e consumir a sua própria energia, reduzindo o consumo de energia da rede até 25%, revela a empresa, uma vez que vão poder instalar aí painéis solares.

Segundo dados oficiais do Eurostat, cerca de metade das famílias portuguesas habita em apartamentos, sem espaço de telhado para instalar painéis e beneficiar da energia solar nas suas casas. “Agora, é possível optar por uma solução com painéis mais leves do que os tradicionais e que são instalados no gradeamento das varandas dos apartamentos e, depois, ligados a uma simples tomada elétrica”, diz a EDP.

“Com apenas três quilos e meio por painel (e não os 20kg de um painel tradicional), o sistema da oferta EDP Solar Apartamentos poderá ser monitorizado em tempo real pelas famílias, através da App EDP Solar, passando a ter um controlo e conhecimento maior sobre a energia que consomem nas suas casas”, avança a empresa.

A EDP defende que para além de ficarem menos dependentes da rede elétrica e das flutuações dos preços da eletricidade, “estas famílias podem assim contribuir para a transição energética do país, evitando mais de 100kg de emissões de CO2 por ano”.

“As soluções de energia solar para apartamentos são um novo mercado em Portugal e possuem um potencial significativo para a transição do país. A solução agora disponibilizada pela EDP pode captar uma fatia importante deste mercado, já que se estima que mais de metade das varandas em Portugal sejam feitas em gradeamento”, acrescenta.

A empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade destaca que “os agregados familiares têm um papel fundamental na descarbonização do país e, à medida que existem mais soluções sustentáveis, será possível que cada vez mais famílias façam parte da transição energética e tenham benefícios por isso, produzindo e consumindo energia renovável, substituindo o uso de gás nas suas casas por eletricidade limpa, optando por equipamentos eficientes ou aderindo à mobilidade elétrica”. 

A produção descentralizada de energia é uma das principais vias de crescimento para a EDP nos próximos anos, seja através de instalações em residências, empresas ou na criação de comunidades de energia, garante a empresa.

“A EDP tem hoje clientes e projetos tanto em famílias quanto em empresas em 15 mercados, totalizando 2.9 GWp contratados. Em Portugal, já são mais de 140mil as famílias que escolheram poupar na fatura de energia com painéis solares da EDP”, conclui.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.