[weglot_switcher]

EDP conclui venda à Total de duas centrais a gás e carteira comercial em Espanha

A EDP concluiu esta terça-feira a venda de um portefólio de ativos térmicos e clientes de comercialização de energia em Espanha à Total por um enterprise value de 480 milhões de euros. 
  • Cristina Bernardo
1 Dezembro 2020, 18h21

O negócio tinha sido anunciado no passado dia 18 de maio e ficou hoje concluído, segundo um comunicado da energética portuguesa divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O negócio teve um enterprise value de 480 milhões de euros.

“O portfólio alienado inclui duas centrais a gás (Castejón I & III), com capacidade instalada de 843 MW, e a actividade de comercialização B2C em Espanha, que inclui 1,2 milhões de clientes em mercado liberalizado”, refere a nota.

A EDP vendeu ainda 50% que detinha na joint-venture CHC Energia, em Espanha, à CIDE, que detinha os outros 50%, por 35 milhões de euros.

“No seguimento do exercício pela CIDE do seu direito de preferência para a aquisição da participação de 50% da EDP na sua joint-venture para a comercialização de energia no segmento B2C em Espanha (CHC Energia), a EDP e a CIDE chegaram a um acordo para a aquisição por parte da CIDE da participação de 50% da EDP na CHC Energia, que deverá ser concluída em Fevereiro de 2021 por um equity value de 35 milhões de euros”.

A EDP esclareceu ainda a operação hoje concluída “enquadra-se no reposicionamento do portefólio da EDP no mercado ibérico, com uma redução da exposição a produção térmica e atividades regularizadas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.