[weglot_switcher]

EDP considerada a melhor elétrica do mundo no índice global de sustentabilidade Dow Jones

Empresa, que surge pelo 16º. ano consecutivo nesse índice mundial, tem uma classificação final de 88 pontos, acima da média no setor das utilities.
11 Dezembro 2023, 18h11

A EDP é a elétrica mais sustentável do mundo, de acordo com a  S&P Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) World, tabela na qual lidera. Obtém 88 pontos (entre 100), valor considerado acima da média do setor das utilities eléctricas, sendo a melhor entre oito elétricas, numa classificação que engloba um total de 3.500 empresas elegíveis.

De acordo com um comunicado da elétrica, “a EDP faz parte de um grupo de 321 empresas de diferentes indústrias que foram selecionadas para integrar o índice mundial de sustentabilidade Dow Jones e da qual fazem parte 15 utilities”.

“O reconhecimento deste índice mundial vem assim reforçar os resultados da avaliação do S&P Global ESG Scores divulgados em novembro e que já antecipavam a sua inclusão devido à liderança global da EDP nas boas práticas de ESG (Ambiente, Social e Governance). Uma performance que também vale a inclusão da EDP no DJSI Europe, onde a empresa é igualmente a mais sustentável entre seis elétricas num grupo de nove utilities e num total de 150 empresas selecionadas para integrar o índice europeu”, segundo a mesma nota informativa.

De acordo com a avaliação de 26 critérios que valeu a inclusão da EDP no índice mundial DJSI e índice europeu DJSI, a EDP obteve a pontuação máxima (‘Best in Class’) em quatro deles: estratégia climática, gestão da inovação, oportunidades de mercado e ética empresarial.

No indicador de estratégia climática, “a EDP foi distinguida pelo seu plano para net zero suportado no reporte consistente em alinhamento com os elementos centrais das divulgações financeiras recomendadas relacionadas com o clima (TCFD). Além disso, no início de 2023, a EDP aumentou a sua ambição de descarbonização e anunciou o seu compromisso de ser net-zero até 2040. Uma estratégia ambiciosa incluída no Plano de Transição Climática da empresa apresentado na última reunião anual de acionistas e que recebeu 99% de aprovação”, esclarece ainda a EDP.

O grupo sublinha ainda “os bons resultados no domínio da ética empresarial devido à estratégia iniciada com a adesão ao Global Compact das Nações Unidas, à publicação do Código de Ética, à existência de um sistema de gestão de processos éticos e ao reporte transparente de infrações”.

Na gestão da inovação, “a EDP ligou à rede, em 2023, o seu primeiro projeto híbrido eólico e solar na Península Ibérica (modelo inovador que já tinha materializado no Alqueva em 2022, com um parque solar flutuante, energia hídrica e armazenamento), o que implica um contributo adicional para a descarbonização e o aumento das energias renováveis na rede elétrica”.

Integrada no índice mundial de sustentabilidade Dow Jones desde 2008, a EDP é “a empresa portuguesa com mais presenças consecutivas nesta lista de referência”.

A nível europeu, integra o índice há 14 anos. “Desde então a EDP já se distanciou significativamente da primeira classificação de 75 pontos e, nos últimos 16 anos, posicionou-se quase sempre entre os primeiros dois lugares do seu segmento”, sublinha ainda a elétrica no mesmo documento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.