A EDP, através da sua subsidiária EDP Renováveis América do Norte (EDPR NA), anunciou hoje a conclusão de três novos projetos solares de grande escala, totalizando 400 megawatts (MW) de capacidade. A Microsoft firmou um acordo para adquirir 389 MW de eletricidade e créditos de energia renovável (REC) provenientes destes projetos, através de contratos de compra de energia virtual de longo prazo (VPPA).
Com a entrega destes novos empreendimentos, a parceria entre a EDP e a Microsoft nos Estados Unidos soma agora cinco projetos operacionais. No sul do Illinois, a EDPR NA iniciou operações em novembro do ano passado com os projetos solares Wolf Run, de 140 MW, localizado perto de Jacksonville, e Hickory, de 110 MW, nas proximidades de Jerseyville. O projeto solar Cattlemen II, que possui uma capacidade de 150 MW e está situado perto de Austin, Texas, entrou em funcionamento em dezembro.
O projeto Hickory, desenvolvido pela EDPR NA, utiliza um Acordo de Compra de Energia (PPA) voltado para a Justiça Ambiental, uma iniciativa da Microsoft em parceria com a Volt Energy Utility. Este acordo busca investir em energia limpa em comunidades afetadas pela poluição e vulneráveis às mudanças climáticas. O projeto contribuirá financeiramente para a Sharing the Power Foundation, que apoia organizações e iniciativas que asseguram acesso a ar puro, água limpa e energia renovável.
Os projetos Wolf Run e Hickory já geraram cerca de 4,8 milhões de dólares (aproximadamente 4,6 milhões de euros) em receitas para os proprietários de terrenos que cederam parte das suas propriedades para os empreendimentos. Além disso, proporcionaram milhões de dólares em impostos para os governos locais, financiando serviços essenciais, escolas e manutenção de infraestruturas comunitárias. Durante a fase de construção, os dois projetos criaram 500 postos de trabalho temporários e cinco empregos permanentes.
O projeto Cattlemen II também trará benefícios fiscais significativos para o distrito escolar local e a administração municipal, tendo gerado cerca de 300 postos de trabalho durante a construção e prevendo-se a manutenção de vários empregos permanentes na região. A operação destes projetos solares promete continuar a dinamizar a economia local, beneficiando prestadores de serviços, restaurantes, hotéis e outros comerciantes nas comunidades adjacentes, com um investimento superior a 10,4 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de euros) em despesas locais durante a construção.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com