[weglot_switcher]

EDP lança recompra de mil milhões em títulos de dívida e prepara emissão de novas obrigações

A EDP anunciou nesta segunda-feira a intenção de recomprar mil milhões de euros de dívida subordinada e ao mesmo tempo avança como uma nova emissão de dívida green europeia subordinada.
24 Novembro 2025, 11h11

A EDP, em comunicado ao mercado, convidou os obrigacionistas, titulares de Instrumentos Híbridos de dívida subordinada que vence em 2083, a apresentarem Ofertas de Venda (Tender Offer) e avança com nova emissão de Híbrido Green Europeia.

A intenção é recomprar mil milhões de euros de dívida subordinada e ao mesmo tempo a EDP está a preparar a emissão de novas obrigações junto dos investidores no mesmo montante. A emissão da nova dívida será utilizada em projetos de energias renováveis (green notes).

“A aquisição de Notes validamente oferecidas pelos titulares na Oferta está sujeita, entre outros fatores, ao sucesso da colocação da emissão das New Notes”, refere a EDP.

“Foi lançado hoje um convite para apresentação de ofertas de venda em dinheiro dos valores mobiliários representativos de dívida abaixo identificados, sujeito à aceitação por parte da EDP e aos termos e condições estabelecidos no respetivo Tender Offer Memorandum. A aquisição de Notes validamente oferecidas pelos titulares na Oferta está sujeita, entre outros fatores, ao sucesso da colocação da emissão das New Notes”, diz o comunicado.

O objetivo da Oferta, em conjunto com a emissão das New Notes, é “gerir proactivamente os instrumentos híbridos da EDP, mantendo estável o montante de instrumentos híbridos da EDP que beneficiam de classificação “intermediate equity content” atribuída pelas agências de notação de risco”, refere a empresa de energia.

Paralelamente a EDP pretende emitir “uma nova série de instrumentos representativos de dívida subordinada fixed to reset com denominação em euros,  sujeito a condições de mercado (as New EU Green Notes ou New Notes). As New Notes não são garantidas (unsecured), sendo sénior relativamente às ações ordinárias da EDP e a outros instrumentos subordinados e subordinadas às suas obrigações de dívida sénior”.

A Bloomberg revela hoje que estas novas obrigações serão emitidas com um prazo de 30 anos, uma taxa de juro próxima dos 4,875% e o reembolso não pode ser feito antes dos primeiros sete anos do prazo (non callable).

As receitas da emissão serão destinadas aos ativos “Green” elegíveis do Grupo EDP, tal como definido no “Green Finance Framework” disponível no website da EDP, explica a empresa que adianta que os projetos são “totalmente alinhados com a Taxonomia Europeia”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.