A EDP conseguiu manter-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo, ocupando o 19.º lugar no ranking da Brand Finance 50 2023. Em primeiro lugar encontra-se a chinesa State Grid, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.
O grupo energético português EDP ganhou 306 milhões de euros no primeiro trimestre, contra uma perda de 76 milhões de euros há um ano, devido à seca, depois de a produção hidroeléctrica em Portugal ter voltado ao normal no Inverno passado. O resultado bruto de exploração duplicou face a março de 2022, para 1,415 bilião de euros.
A RWE, sediada na Alemanha, foi a marca que registou o crescimento mais rápido, de 142% para 2,2 biliões de euros. A RWE, focada em energia renovável, é nova no ranking de 2023 e ocupa a 29ª posição.
O mercado global de energia está a enfrentar grandes repercussões das tensões geopolíticas, e como resultado os preços da energia estão a aumentar e os governos europeus procuram uma alternativa ao fornecimento de energia russo. De acordo com o relatório esta mudança conduziu a um aumento médio anual do valor agregado de 16%, para as marcas incluídas no ranking da Binance Finance.
Richard Haigh, CEO da Brand Finance, afirma que ” o sector global dos serviços públicos está a transitar para um futuro mais sustentável, em que as marcas estão a aumentar o seu investimento em energias renováveis, ao mesmo tempo que eliminam gradualmente a dependência de fontes de energia não renováveis”, salientando ainda que ” as classificações do Utilities 50 2023 refletem esta mudança, com muitas marcas a duplicarem as suas estratégias ecológicas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com