EDP pretende investir dez milhões de euros em startups portuguesas

A partir da EDP Ventures, o grupo liderado por Miguel Stilwell procura empresas que possam acrescentar valor estratégico às diversas unidades de negócio do grupo. A EDP pretende entrar nas startups com tickets minoritários, entre os 500 mil euros e os 2 milhões de euros.

A EDP está à procura de startups portuguesas no sector das energias para investir, revelou esta segunda-feira o grupo liderado por Miguel Stilwell. O grupo tem dez milhões de euros disponíveis no fundo EDP Cleantech FCR, criado precisamente para o ecossistema empresarial português.

Em comunicado, a EDP fez saber que procura “startups com potencial de acrescentar valor e revolucionar áreas como as energias limpas, redes inteligentes, eficiência energética, mobilidade elétrica e soluções de armazenamento de energia”. Não obstante, o grupo também tem interesse nas áreas de cibersegurança, inteligência artificial, Internet das Coisas, manutenção preditiva, realidade aumentada e realidade virtual e nas áreas de dados e advanced analytics, entre outras”.

O investimento será realizado pela EDP Ventures, um veículo da energética cujo propósito é investir em startups. O administrador da EDP Ventures, Luís Manuel, entende que este passo é “mais uma demonstração da forte aposta no ecossistema nacional e em empresas com ADN português”.

Na última década, a EDP Ventures criou equipas de investimento em Portugal, Espanha, e Brasil, para investir “globalmente em startups em fases early stage, nomeadamente Seed e Series A”. Hoje em dia, a EDP Ventures soma 32 participadas na Europa, Estados Unidos, Brasil, Israel e Bangladesh. Em Portugal, destacam-se as participações na Feedzai, DefinedCrowd, Loqr, Probely e Drivit, que foi recentemente adquirida pela Zego.

Ao todo, este veículo da EDP representa um bolo de 70 milhões de euros, “dos quais 40 milhões já investidos”. Agora, “a EDP Ventures procura empresas que possam acrescentar valor estratégico às diversas unidades de negócio do grupo EDP, participando sempre com tickets minoritários, entre os 500 mil euros e os 2 milhões de euros”.

Recomendadas

Volkswagen investe 40 milhões de euros na expansão de parques eólicos e solares na Europa

A empresa informou ter como objetivo ser neutra em carbono em 2050 e que vai além da eletrificação dos veículos com o programa de descarbonização “caminho para Zero”.

BEI dá 75 milhões de garantia ao Deutsche Bank para financiar PME

O BEI concedeu uma garantia de 75 milhões de euros para o Deutsche Bank financiar as PME alemãs afetadas pela Covid-19. Trata-se de uma das primeiras titularizações sintéticas do FEI sob o novo padrão STS (de transparência e simplificação) e uma das primeiras no mercado.

Terceira dose da vacina contra a Covid-19 neutraliza Ómicron, anuncia Pfizer

No entanto, as empresas dizem ainda que estão confiantes de que vão ter uma versão da vacina específica contra a variante Omicron prontas para distribuir em março do próximo ano.
Comentários